Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CamilaSouto_LaisAmaral.pdf1,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de políticas públicas aplicada ao Programa Bolsa Família
Autor(es): Souto, Camila Neves
Amaral, Laís Raiane Miguel
Orientador(es): Pianto, Donald Matthew
Assunto: Programa Bolsa Família
Desemprego
Análise de regressão
Data de apresentação: Jun-2011
Data de publicação: 8-Mai-2012
Referência: SOUTO, Camila Neves; AMARAL, Laís Raiane Miguel. Avaliação de políticas públicas aplicada ao Programa Bolsa Família. 2011. vii, 42 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Políticas públicas tem se tornado instrumentos importantes em toda América Latina em busca da extinção da fome e pobreza nos países subdesenvolvidos. No Brasil, isso é notado, pelos inúmeros programas de transferência de renda existentes, além daqueles que promovem a distribuição de alimentos ou outros utensílios necessários à sobrevivência com dignidade. O programa brasileiro de maior cobertura e eficiência na redução da miséria é o Programa Bolsa Família, que beneficia famílias na linha da pobreza e extrema pobreza, privilegiando aquelas que têm maior número de filhos na infância e adolescência. O objetivo desse estudo foi promover uma avaliação do Programa Bolsa Família a partir da análise do impacto que a participação no programa provoca no tempo de emprego (desemprego) formal. A motivação surgiu das frequentes discussões a respeito do comodismo e desencorajamento em busca de emprego que o programa pode causar nos beneficiários. Sendo assim, os indivíduos foram separados em grupos semelhantes, onde a diferença relevante entre eles era apenas a probabilidade de participação no PBF, a fim de minimizar o efeito que covariáveis poderiam causar no tempo de emprego (desemprego). Para este estudo, não foi encontrada influência mensurável da participação do PBF no tempo de emprego (desemprego) formal dos beneficiários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, Estágio Supervisionado 2, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons