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dc.contributor.advisorSantos, Benedito Rodrigues dos-
dc.contributor.authorSilva, Bruna Grazielle Martins-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Grazielle Martins. Percepções de professores da educação básica acerca da violência envolvendo crianças e adolescentes. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.pt_BR
dc.description.abstractÉ importante que os professores estejam preparados para lidar com situações de violência às quais os alunos possam estar submetidos. Por esta razão, por meio deste estudo, realizado em uma escola pública de anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, em Brasíslia. Buscou-se identificar as percepções dos professores sobre os diferentes tipos de violência das quais eles/elas tomam conhecimento em sua atuação. O foco de análise dos dados é a teoria da subjetividade de González Rey. A metodologia de pesquisa envolveu a aplicação de questionário e realização dedinâmicas conversacionais comos professores,através dos quais forammapeadas as visões que estes possuíam dos diferentes tipos de violência envolvendo crianças e adolescentes. O resultado da pesquisa indicou que os professores não se sentem aptos a lidar com situações de violência envolvendo crianças e adolescentes. Entretanto, eles compreendem que o diálogo por parte da família é essencial para ações de prevenção.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordViolência contra crianças e adolescentespt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentes - proteção socialpt_BR
dc.titlePercepções de professores da educação básica acerca da violência envolvendo crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-17T21:20:26Z-
dc.date.available2023-04-17T21:20:26Z-
dc.date.submitted2022-05-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34577-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1It is important that teachers can be prepared to deal with situations of violence which students can suffer. Therefore, this study, carried out in an elementary public school (that had from 6th to 9th grades, in Brazilian), was developed to identify the perceptions of the teachers about the different types of violence experienced by students, taking as a starting point for data the analysis according tothe theory of subjectivity, by Gonzalez Rey. The process was delivered through the application of an online questionaire and events of yarning circles,wherewe could dialogue with the teachersand the pedagogical support teams (school counselors, supervision and pedagogical coordination), and where different types of violence against children and teenagers were discussed.The results of this researchindicate that teachers are not preparedto deal with violence events against children and teenagers. However, they understand that dialogue within the family is essential to prevention actions.pt_BR
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