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Título: Educação infantil e a pandemia do Covid - 19 : desafios e perdas para a primeira infância
Autor(es): Silva, Aurenilda Cordeira da
Orientador(es): Santos, Benedito Rodrigues dos
Assunto: Educação infantil
Covid-19
Pandemia
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 17-Abr-2023
Referência: SILVA, Aurenilda Cordeira da. Educação infantil e a pandemia do Covid - 19 : desafios e perdas para a primeira infância. 2022. [20] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os efeitos da pandemia pelo COVID – 19 para estudantes da educação infantil, especificamente, para as crianças recém-ingressadas na educação obrigatória (pré-escola), as quais, devido ao fechamento das instituições educacionais, somente tiveram acesso as atividades escolares de forma remota, por meio de tecnologias da comunicação e materiais impressos. Adotando a metodologia de estudo de caso, este estudo utilizou da busca ativa realizada pelo serviço de orientação escolar em um Centro de Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal – DF localizado na região Administrativa de Samambaia e que atende crianças da pré-escola. E foi sobre esta base que se traçou as reflexões aqui apresentadas. Os resultados demonstram que em primeiro lugar, (a) que muitas crianças deixaram de integrar a educação infantil obrigatória, O censo escolar 2021, traz dados que milhares de crianças sequer foram matriculadas, contrariando a meta 1 do Plano Nacional de Educação – PNE que prevê a universalização da pré-escola até 2016. Parte dessas crianças eram da região estudada; b) muitas crianças matriculadas não tiveram participação efetiva no desenvolvimento das atividades escolares. Considerando que as políticas públicas para a educação infantil, baseando-se em estudos de diferentes áreas do conhecimento, comprovam que o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária (3 a 6 anos), ocorrem precipuamente de forma relacional e lúdica, no contexto da pandemia, muitas crianças ficaram sem acesso as aulas e não conseguiram realizar os trabalhos escolares seja no formato remoto ou híbrido. O fato de a criança pequena ficar longe do espaço formal de aprendizagens onde interage e socializa com seus pares e profissionais da educação, gerou efeitos negativos no percurso de desenvolvimento cognitivo e de sociabilidade. Este trabalho, aponta para a necessidade de uma ampliação nas escalas de pesquisas que possam trazer dados substantivos, para que se possam dimensionar os prejuízos educacionais causados pela pandemia, principalmente, para as crianças pequenas 1 oriundas de famílias de classes desfavorecidas social e economicamente e subsidiar propostas mitigadoras.
Abstract: This work aims to analyze the effects of the COVID-19 pandemic on early childhood education students, specifically, for children who have recently entered compulsory education (preschool), who, due to the closure of educational institutions, only had access to school activities remotely, through communication technologies and printed materials. Adopting the case study methodology, this study used the active search carried out by the school guidance service in a Child Education Center of the public education network of the Federal District - DF located in the Administrative region of Samambaia and which serves preschool children. . And it was on this basis that the reflections presented here were traced. The results show that first, (a) that many children are no longer part of compulsory early childhood education, the 2021 school census, thousands of children were not even enrolled, contrary to goal 1 of the National Education Plan - PNE, which provides for the universalization of education. preschool until 2016. Some of these children were from the region studied; b) many enrolled children did not have effective participation in the development of school activities. Considering that public policies for early childhood education, based on studies from different areas of knowledge, prove that the development of children in this age group (3 to 6 years old) occurs primarily in a relational and playful way, in the context of the pandemic, many children were without access to classes and were unable to do their schoolwork, remote or hybrid format. The fact that young children stay away from the formal learning space where they interact and socialize with their peers and education professionals has had negative effects on the course of cognitive development and sociability. This work points to the need for an expansion in the scales of research that can bring substantive data, so that the educational losses caused by the pandemic can be measured, especially for young children from families of socially and economically disadvantaged classes and subsidize proposals mitigating.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.
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