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Título: Representações sociais da sexualidade por adolescentes de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Sabino, Quezia de Sousa
Orientador(es): Faleiros, Vicente de Paula
Assunto: Representações sociais
Sexualidade
Adolescentes
Data de apresentação: 15-Mar-2022
Data de publicação: 17-Abr-2023
Referência: SABINO, Quezia de Sousa. Representações sociais da sexualidade por adolescentes de uma escola pública do Distrito Federal. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A adolescência compreende uma fase do desenvolvimento humano e é legalmente definida entre doze e dezoito anos de idade. Entretanto, essa fase da vida humana tem significado histórico e cultural, marcada pela classe social, conjuntura familiar, crenças religiosas e também pela fase do descobrimento da sexualidade e da afirmação social da identidade. Considerando os temas que perpassam a sexualidade, seus desdobramentos políticos e sociais, as condições do Ensino de Ciências, onde em sua maioria, predomina o viés biológico, bem como essa fase da vida humana, essa proposta de pesquisa tem por objetivo geral reconhecer as representações sociais dos e das adolescentes de uma escola pública do Distrito Federal sobre a sexualidade experienciada e ensinada. O projeto de pesquisa foi estruturado na abordagem mista, caracterizada por um estudo de caso. Em relação aos procedimentos técnicos, realizou-se uma entrevista semiestruturada com os e as adolescentes de uma escola pública do Distrito Federal. A entrevista foi dividida em dois momentos, no primeiro identificou-se o perfil dos e das participantes e no segundo perguntou-se ao grupo: O que é sexo para você, o que é sexualidade para você e quais as aprendizagens que a escola ou o livro didático ensinaram a você sobre a sexualidade? Os dados foram processados pelo software EVOC e posteriormente analisados de acordo com a análise temática dos conteúdos na perspectiva da Teoria do Núcleo Central das representações sociais. Os resultados nos mostraram que há diferenças nas representações do que é ensinado na escola e nos livros didáticos e o que é experienciado e desejado em relação à sexualidade por um grupo de adolescentes de ambos os sexos, distinguindo-se principalmente o enfoque dado à reprodução humana daquele vivido na cultura e na vida pessoal.
Abstract: Adolescence comprises a phase of human development and is legally defined between twelve and eighteen years of age. However, this phase of human life has historical and cultural significance, marked by social class, family conjuncture, religious beliefs and also by the phase of the discovery of sexuality and the social affirmation of identity. Considering the themes that permeate sexuality, its political and social consequences, the conditions of Science Teaching, where most of the biological bias predominates, as well as this phase of human life, this research proposal has the general objective of recognizing the social representations of and adolescents of a public school in the District Federal about sexuality exed and taught. The research project was structured in the mixed approach, characterized by a case study. Regarding the technical procedures, a semi-structured interview was conducted with the adolescents of a public school in the District Federal. The interview was divided into two moments, the first identified the profile of the participants and the second asked the group: What is sex for you, what is sexuality for you and what learning that the school or the textbook taught you about sexuality. The data were processed by the EVOC software and later analyzed according to the thematic analysis of the contents from the perspective of the Central Core Theory of social representations. The results showed us that there are differences in the representations of what is taught in school and in textbooks and what is experienced and desired in relation to sexuality by a group of adolescents of both sexes, distinguishing mainly the focus given to human reproduction from that lived in culture and personal life.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade, 2022.
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