Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_StephanieVitasRegueraBeal_tcc.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJardim, Symone Rodrigues-
dc.contributor.authorBeal, Stephanie Vitas Reguera-
dc.identifier.citationBEAL, Stephanie Vitas Reguera. O Atlas Transversal: conectando imagens ao longo da história. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo início do século XX, o historiador da arte Aby Warburg percebe que algumas obras apresentam vestígios gráficos e emocionais de outras épocas e apresenta uma nova proposta de estudá-las a partir de uma visão não cronológica nem direcional de analisar imagens, procurando novas maneiras de relacioná-las dentro de diferentes áreas de conhecimento. A partir deste novo conceito, ele cria o Atlas Mnemosyne que ilustraria, fisicamente, como essas sobrevivências ligadas ao contexto de cada obra poderia revelar uma nova forma de estudar a história. Olhando esse Atlas através de uma visão contemporânea, é possível estabelecer uma relação das ideias de Warburg com ferramentas que hoje em dia são usadas para a concepção de projetos das mais diversas áreas do design e artes gráficas. Acaba se tornando então, uma oportunidade adaptar os estudos de Warburg para a criação de um novo Atlas, porém vazio, podendo ser direcionados a esses projetos. Para isso, usaremos de exemplo a construção de um Atlas Transversal, que contenha gravuras feitas desde o século XV ao século XXI, que aborde o tema “O Corpo e a Morte” a partir das mais diversas representações, buscando conectar essas imagens a partir de uma nova perspectiva baseada em suas semelhanças gráficas e contextuais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAtlas Mnemosynept_BR
dc.subject.keywordProjeto gráficopt_BR
dc.subject.keywordGravurapt_BR
dc.subject.keywordMorte na artept_BR
dc.titleO Atlas Transversal : conectando imagens ao longo da históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-24T13:42:23Z-
dc.date.available2023-04-24T13:42:23Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34591-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1At the beginning of the 20th century, the art historian Aby Warburg noticed that some works present graphic and emotional traces from other times and presented a new proposal to study them from a non-chronological or directional view of analysing images, looking for new ways of relating them within different areas of knowledge. From this new concept, he creates the Atlas Mnemosyne that would physically illustrate how these survivals linked to the context of each work could reveal a new way of studying history. Looking at this Atlas through a contemporary view, it is possible to establish a relationship between Warburg's ideas and tools that are currently used to design projects in the most diverse areas of design and graphic arts. It ends up becoming, then, an opportunity to adapt Warburg's studies for the creation of a new Atlas, however empty, which can be directed to these projects. For this, we will use as an example the construction of a Neutral Atlas, which contains engravings made from the 15th to the 21st century, which addresses the theme "The Body and Death" from the most diverse representations, seeking to connect these images from a new perspective based on their graphical and contextual similarities.pt_BR
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.