Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_OlgaMariaPassosDeAbreu_tcc.pdf495,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Auditoria financeira no setor público : análise dos relatórios de auditoria do TCU sobre o BGU de 2012 a 2020
Autor(es): Abreu, Olga Maria Passos de
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Tribunal de Contas da União (TCU)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 24-Abr-2023
Referência: ABREU, Olga Maria Passos de. Auditoria financeira no setor público: análise dos relatórios de auditoria do TCU sobre o BGU de 2012 a 2020. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a evolução da auditoria financeira no setor público após a publicação do Acórdão nº 3608/2014-TCU-Plenário e o impacto causado nas demonstrações contábeis do governo federal, uma vez que havia grande expectativa na literatura sobre como este processo se daria no Brasil. Para esse propósito foram analisados os relatórios de auditoria do TCU sobre o BGU de 2012 a 2020 e as informações foram separadas por Unidade Administrativa, valor, tipo de distorção e opinião dos auditores. Os resultados demonstraram aumento no nível de atendimento das recomendações feitas pelo TCU à administração pública; aumento nas distorções identificadas (mensuradas ou não); nível de materialidade das distorções em patamar significante em toda a série; o Ministério da Economia e a Secretaria do Tesouro Nacional se destacam como entidades administrativas com maior volume de distorções. Enfim, com esta pesquisa foi possível entender que houve um aumento no impacto das auditorias financeiras sobre a administração pública, mesmo que ainda haja um longo caminho até que o nível de materialidade das distorções diminua.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.