Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuizaReolonCabral_tcc.pdf19,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design, representatividade e jogos digitais: a diversidade dos profissionais de desenvolvimento de jogos
Autor(es): Cabral, Luiza Reolon
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos digitais
Diversidade
Representatividade
Data de apresentação: 19-Set-2022
Data de publicação: 24-Abr-2023
Referência: CABRAL, Luiza Reolon. Design, representatividade e jogos digitais: a diversidade dos profissionais de desenvolvimento de jogos. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O mundo dos jogos é uma excelente forma de interação e lazer que tem feito cada vez mais parte da vida das pessoas. Apesar de estar se tornando algo acessível para todos, infelizmente os videogames não são produzidos para todos os públicos, sendo um ambiente muito misógino e preconceituoso. Com a minha pesquisa, busco trazer a temática da falta de representatividade em jogos digitais, tentando atrair esse público diverso a adentrar áreas de desenvolvimento de jogos por meio de um evento gamificado para alunos de ensino médio com técnicas de Design de Serviço e Design Thinking. A pesquisa trouxe resultados significativos de que para termos jogos diversos, precisamos de equipes diversas participando do processo de desenvolvimento de jogos. O projeto demonstra essa hipótese aferindo se alunos de ensino médio se sentem mais propensos a adentrar áreas de desenvolvimento de jogos após passar por um processo de aprendizado e reconhecimento básico das principais funções de cada área. Por ser um projeto piloto, ainda exigiria novas pesquisas para averiguar a precisão dos resultados, mas conseguimos dados relevantes demonstrando a importância de espaços seguros para pessoas diversas e como esses espaços podem gerar histórias diversas, transformando a mentalidade de alunos que podem vir a querer se tornar novos profissionais da área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.