Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SamuelNunesLimberger_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGauche, Ricardo-
dc.contributor.authorLimberger, Samuel Nunes-
dc.identifier.citationLIMBERGER, Samuel Nunes. Videoprova do ENEM: reflexões em torno do processo de tradução em libras, na perspectiva da codocência em sala de aula, e uma proposta de vídeo elucidativo. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractHá vários desafios no ensino de ciências para Surdos. Muitos deles estão interligados as dificuldades inerentes ao processo de tradução-interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e suas particularidades. De forma a estudar quais são esses desafios no contexto de sala de aula, adotou-se como estudo de caso a tradução feita nas vídeo-provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Após uma seleção de duas questões, essas foram avaliadas por um Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS) e um professor bilíngue em entrevistas. As respostas foram muito similares àquelas já relatadas na literatura. Com isso, utilizou-se o conceito de codocência, trabalho conjunto professor-TILS, como uma possível ferramenta para solucionar alguns dos desafios inerentes ao processo de tradução-interpretação. A partir dessas respostas, foi feito um vídeo-ensaio que explicasse sobre a Libras e o processo de tradução-interpretação para professores ouvintes, de forma que com essas informações básicas, possam atuar de forma mais consciente com o TILSP, na codocência. Portanto, espera-se que o material e a pesquisa feita, possam contribuir para um Ensino de Ciências digno para os estudantes Surdos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleVideoprova do ENEM : reflexões em torno do processo de tradução em libras, na perspectiva da codocência em sala de aula, e uma proposta de vídeo elucidativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T12:37:43Z-
dc.date.available2023-04-27T12:37:43Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34631-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCarvalho, Fabiana Alves de-
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.