Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaHeloisaPereiradeSouza_tcc.pdf225,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Amnésico na História e o Historiográfico no Cinema : o uso de obras cinematográficas para a reflexão historiográfica a partir do filme Amnésia, de Christopher Nolan
Autor(es): Lucas, Ketlyn Slovinski
Orientador(es): Carvalho, Daniel Gomes de
Assunto: Cinematografia
Historiografia
Memória
Traumas
Data de apresentação: 24-Fev-2023
Data de publicação: 27-Abr-2023
Referência: LUCAS, Ketlyn Slovinski. O Amnésico na História e o Historiográfico no Cinema: o uso de obras cinematográficas para a reflexão historiográfica a partir do filme Amnésia, de Christopher Nolan. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo explorar as relações entre cinema e história, analisando os pressupostos historiográficos a partir da obra cinematográfica Amnésia (2000), dirigida por Christopher Nolan. Para tanto, recorre-se às discussões acerca da multiplicidade temporal, a memória atrelada ao lembrar e ao esquecer, os problemas relacionados a narrativa e os ressentimentos que estão ligados ao perdoar e, novamente, ao esquecer. Essas temáticas, que se fazem presentes no enredo do filme, também são recorrentes na historiografia.
Abstract: This monograph intends to explore the relationship between cinema and history, analyzing the assumptions of historiography from the cinematographic work Amnésia (2000), directed by Christopher Nolan. In order to achieve this goal, we resort to discussions about temporal multiplicity, the memory linked to remembering and forgetting, the narrative and the resentments that are linked to forgiving and, again, to forgetting, themes that are present in the plot of the film and that are also recurrent in historiography.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.