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2022_LarissaJandyraRamosCagnani_tcc.pdf452,05 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSantos, Benedito Rodrigues dos-
dc.contributor.authorCagnani, Larissa Jandyra Ramos Paula-
dc.identifier.citationCAGNANI, Larissa Jandyra Ramos Paula. O que o acolhimento de recém-nascidos nos revela? 2022. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe analisar os efeitos do acolhimento institucional ou familiar para o recém nascido e sua genitora e seus aspectos sociais, psíquicos e intersubjetivos. A temática do acolhimento apresenta um grande número de publicações científicas, no entanto a relevância deste estudo justifica-se pelo fato de ainda não haver pesquisas que tenham se dedicado em pesquisar os impactos desse acolhimento para o bebê e para a mãe puérpera. A medida de proteção em acolhimento ocorre através de determinação judicial e é aplicada quando identificada a impossibilidade da genitora assumir o cuidado e a proteção do seu bebê, assim como, quando não há outro membro familiar que possa exercer tais funções. Esta pesquisa utilizou como metodologia a revisão da literatura, na sua modalidade estado-da-arte, e a psicanálise como base teórica para a compreensão dos fenômenos psíquicos relacionados à gestação, ao puerpério e à constituição subjetiva, associados aos contextos de pobreza e violências. A partir deste estudo, levantamos a hipótese de que o acolhimento institucional/familiar de recém-nascidos vem sendo aplicado de forma preventiva no atual contexto do país.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcolhimento familiarpt_BR
dc.subject.keywordMaternidadept_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentes - proteção socialpt_BR
dc.titleO que o acolhimento de recém-nascidos nos revela?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-02T18:48:05Z-
dc.date.available2023-05-02T18:48:05Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34662-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze the effects of institutional or family foster care on the newborn and her mother and its social, psychic and intersubjective aspects. The theme of foster care has a large number of scientific publications; however, the relevance of this study is justified by the fact that there is still no research that has been dedicated to researching the impacts of this foster care for the baby and for the mother who has recently given birth. The protection measure in foster care occurs through a judicial determination and is applied when it is identified that the mother is unable to take care of and protect her baby, as well as when there is no other family member who can perform such functions. This research used as a methodology the literature review, in its state-of-the-art modality, and the psychoanalysis as a theoretical basis for the understanding of the psychic phenomena related to pregnancy, the puerperium, and the subjective constitution, associated with the contexts of poverty and violence. From this study, we raise the hypothesis that the institutional/family fostering of newborns has been applied in a preventive way in the current context of the country.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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