Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RosaMariaBarrosDeAzevedo_tcc.pdf612,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro na igreja evangélica de Cruzeiro do Sul : pesquisa etnográfica do Grupo Teatral Arte para Adorar
Autor(es): Azevedo, Rosa Maria Barros de
Orientador(es): Galvão, Dhenise de Almeida
Assunto: Grupos teatrais
Teatro religioso
Data de apresentação: 6-Dez-2012
Data de publicação: 3-Mai-2023
Referência: AZEVEDO, Rosa Maria Barros de. Teatro na igreja evangélica de Cruzeiro do Sul: pesquisa etnográfica do Grupo Teatral Arte para Adorar. 2012. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2012.
Resumo: A história do teatro se confunde muito com sua vertente religiosa. Em todas as culturas e sociedades vê-se manifestações artísticas bem definidas entranhadas em misticismos e rituais religiosos, no qual o teatro religioso sempre apresentou significativa influencia na cultura e identidade de cada povo. Esse estudo se apresenta com o propósito de realizar um apanhado sobre toda a evolução tanto do teatro em geral, quanto de sua vertente religiosa por meio de uma investigação histórico literária de todas as fases do teatro assim como de sua disseminação dentro das igrejas e entidades religiosas dos mais variados gêneros e credos. Enfaticamente tratamos do teatro evangélico religioso e mais especificamente sobre a forma de prática dessa arte dentro da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul com o grupo de teatro Arte para Adorar. Os métodos abordados de construção desse estudo estão pautados em uma avaliação sistemática sobre a evolução e historia do teatro. Esse estudo foi subdividido em três capítulos distintos entre si, porém complementares mutuamente. No primeiro capitulo apresenta-se um apanhado geral sobre a história do teatro seus primeiros registros nas sociedades primitivas, sua evolução nos tempos antigos, seu período inglório na idade media até seu apogeu nos tempos modernos e contemporâneos. O capitulo dois apresentou uma abordagem mais precisa sobre a história do teatro evangélico com seu surgimento no advento da reforma protestante, seu período critico nas igrejas luteranas e calvinistas até sua pratica atual voltada tanto para a disseminação da fé cristã quando para a conscientização social. Finalmente, esse estudo buscou fazer uma analise bem elaborada sobre o modo de fazer teatro do grupo de teatro religioso da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul, Arte para Adorar, as metodologias adotadas pelos atores, a forma de levar essas metodologias ao palco, o figurino usado, os jogos praticados e todos os adereços do grupo para a pratica do teatro religioso. Dessa forma entende-se que um estudo dessa natureza foi de grande valia uma vez que agora podemos entender um pouco mais sobre o teatro praticado dentro das igrejas evangélicas, principalmente o teatro praticado dentro do grupo de teatro Arte para Adorar de Cruzeiro do Sul, que apresentam uma estrutura bem definida, com membros do grupo competentes e capacitados para levar a arte do teatro por todos os pontos da cidade, trazendo alegria, mais cultura e informação a todos os espectadores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2012.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.