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2022_LudmilaSeabraDeCarvalhoViegas_tcc.pdf232,68 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPinheiro, Patrícia Cristina da Silva-
dc.contributor.authorViegas, Ludmila Seabra de Carvalho-
dc.identifier.citationVIEGAS, Ludmila Seabra de Carvalho. Educação midiática na base nacional comum curricular: um estudo analítico. 2022. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o contexto de hiper conectividade e excesso de informações e a ausência de políticas públicas robustas voltadas para a educação midiática de crianças e adolescentes no Brasil, este artigo analisa a única política de nível federal que contempla essa modalidade educacional, com o objetivo de contribuir para um campo mais propício à sua promoção no país. Para tanto, procedeu-se a um estudo documental comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes para a Formulação de Políticas e Estratégias em alfabetização midiática e informacional da UNESCO para os países. A partir desse estudo, observou-se que a BNCC é uma política que atende a várias das orientações da UNESCO, mas que ainda precisa avançar na convergência com outras políticas públicas e, também, no aspecto da inclusão de crianças e adolescentes diversos, especialmente de meninas e crianças com deficiências, o que permite concluir que já possuímos um marco regulatório nacional que oferece as bases mínimas para a promoção da educação midiática de crianças e adolescentes no Brasil nas escolas, mas que ainda precisa ser aprimorado para garantir que nenhuma criança e adolescente seja excluído.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordEducação midiáticapt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização midiáticapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleEducação midiática na Base Nacional Comum Curricular : um estudo analíticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T12:52:18Z-
dc.date.available2023-05-04T12:52:18Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34676-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Considering the context of hyper connectivity and excess of information, as well as the absence of robust public policies aimed at the media literacy of children and adolescents in Brazil, we sought to analyze the only federal level policy that encompasses this educational category, with the objective of contributing to a more enabling context to its promotion in the country. For this purpose, a comparative documental study was carried out between the National Curricular Common Base (BNCC) and UNESCO's Guidelines for the Formulation of Policies and Strategies on media and information literacy (MIL) for the countries. From this study, it was observed that the BNCC is a policy that meets several of UNESCO's guidelines, but that still needs to advance in the convergence with other public policies, as well as in promoting the inclusion of all children and adolescents, especially girls and children with disabilities, which allows us to conclude that we already have a national regulatory framework that offers the minimum bases for the promotion of media literacy for children and adolescents in Brazil in schools, but it still needs to be improved to ensure that no child and adolescent is left behind.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



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