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Título: Impactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência dos/as estudantes surdos/as negros/as no ensino superior
Autor(es): Uchôa, Márcia Mara de Souza Alves
Orientador(es): Chaves, Marjorie Nogueira
Assunto: Surdos - educação
Negros - educação
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 4-Mai-2023
Referência: UCHÔA, Márcia Mara de Souza Alves. Impactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência dos/as estudantes surdos/as negros/as no ensino superior. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos da comunicação e da interseccionalidade entre raça e surdez na permanência do estudante negro/a surdo/a no Ensino Superior. A pesquisa realizada é de natureza quali-quantitativa, sendo que o percurso metodológico envolveu pesquisa bibliográfica relacionada às temáticas do trabalho, coleta de dados quantitativos em instituições públicas e privadas, consultas às bases legais na abrangência da educação especial para estudantes surdos/as; aplicação de questionário semiestruturado on-line, e realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa durante as visitas de campo à instituição INOSEB, que oferece apoio a estudantes surdos no Distrito Federal. Os resultados obtidos mostram que a maior parte dos participantes da pesquisa concordam que é preciso aprimorar as metodologias, adaptar os recursos materiais e didáticos às suas necessidades especiais, assim como capacitar e qualificar continuadamente os docentes e profissionais da educação.
Abstract: This work aims to analyze the impacts of communication and intersectionality between race and deafness on the permanence of black students in higher education. The research carried out is of a qualitative-quantitative nature. The methodological course involved – bibliographic research related to the themes of the work, collection of quantitative data in public and private institutions, consultation of legal bases in the scope of special education for deaf students; application of a semi-structured online questionnaire, and interviews with the research subjects during field visits to the INOSEB institution, which offers support to deaf students in the Federal District. The results obtained show that most of the research participants agree that it is necessary to improve methodologies, adapt material and didactic resources to their special needs, as well as continuously train and qualify teachers and education professionals.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.
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