Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarilangeDuarteMonteiro_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Clarice Aparecida dos-
dc.contributor.authorMonteiro, Marilange Duarte-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Marilange Duarte. A atuação da orientação educacional na Secretaria de Educação do Distrito Federal durante o ano letivo de 2021: período de pandemia da Covid-19. 2022. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estudo aborda a atuação do Profissional da Orientação Educacional (OE) em cinco Unidades de Ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). O tema se justifica devido a necessidade de apontar quais ações e metodologias mais utilizadas durante o ano de 2021, uma vez que estas foram executadas de forma remota, semipresencial e presencial. Para direcionar o desenvolvimento da temática, as principais referências teóricas estão embasadas nos estudos de David (2017); Ferreira (2013); Grinspun (2012); Santis (2006) e o Caderno de Orientações Pedagógicas de 2019. O problema da pesquisa consistiu em averiguar quais meios e metodologias foram utilizadas para executar as ações da OE no período. O objetivo é apresentar a relação entre a Escola e as atribuições do profissional da OE e analisar as ações de profissionais da OE durante o ano letivo de 2021. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com base em documentos e entrevistas não estruturadas com profissionais da OE, discussão com os partícipes, preenchimento de formulários e análise dos dados. De acordo com os dados obtidos na Pesquisa, pode-se concluir que a atuação do OE durante o ano letivo de 2021 esteve concentrada nas Ações de Acolhimento e nas Ações para o desenvolvimento das Competências Emocionais, pela necessidade da busca ativa dos estudantes com objetivo de manter seu vínculo com as escolas e pelas dificuldades emocionais ocasionadas pela pandemia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOrientação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleA atuação da orientação educacional na Secretaria de Educação do Distrito Federal durante o ano letivo de 2021 : período de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T14:52:46Z-
dc.date.available2023-05-04T14:52:46Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34683-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study addresses the role of the Educational Guidance Professional (OE) in five Teaching Units of the Education Department of the Federal District (SEDF). The theme is justified due to the need to point out which actions and methodologies were most used during the year 2021, since these were performed remotely, blended in person and in person. To direct the development of the theme, the main theoretical references are based on the studies of David (2017); Ferreira (2013); Grinspun (2012); Santis (2006) and the 2019 Pedagogical Guidelines Notebook. The research problem was to find out which means and methodologies were used to carry out the EO actions in the period. The objective is to present the relationship between the School and the attributions of the OE professional and analyze the actions of OE professionals during the 2021 academic year. The research brings a qualitative approach of an exploratory and descriptive nature, based on documents and interviews not structured with EO professionals, discussion with participants, filling in forms and data analysis. According to the data obtained in the Research, it can be concluded that the performance of the EO during the 2021 school year was focused on the Welcome Actions and Actions for the development of Emotional Competencies, due to the need for the active search of students with the objective of maintain their bond with schools and the emotional difficulties caused by the pandemic.pt_BR
Aparece na Coleção:Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.