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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorSá, Vitória Magalhães Araújo de-
dc.identifier.citationSÁ, Vitória Magalhães Araújo de. Ensino inclusivo da tabela periódica química à alunos com deficiência visual. 2022. 68 f., il .Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Química para educandos com deficiência é alvo de estudos recorrentes, pois para atender as garantias legais de pleno acesso e permanência e da inclusão de todos os indivíduos nas turmas regulares da educação básica, novos recursos metodológicos precisam ser desenvolvidos, para atender de modo eficaz todos os participantes do processo educativo. Pensando na necessidade de ampliar a oferta de materiais acessíveis aos educandos com deficiência, especialmente os com deficiência visual, foi desenvolvido uma Tabela Periódica Inclusiva baseada no Desenho Universal para Aprendizagem, que ainda está em desenvolvimento, em que consiste em cubos representando os elementos químicos, dispondo de informações relevantes sobre o elemento, tornando o estudo mais interessante e próximo à realidade do educando. Com protótipos da Tabela Periódica - TP houve a possibilidade de se aplicar em um grupo focal de participantes do 1° ano do Ensino Médio de Sobradinho. Percebeu-se a dificuldade dos estudantes em enxergar a funcionalidade da TP, entretanto, utilizando os cubos a aprendizagem se tornou divertida aos participantes. Nesse sentido, a Tabela Periódica Acessível promove autonomia a todos os estudantes que a utilizarem, ampliando as oportunidades de aprendizado e permitindo seu uso não só para as pessoas com deficiência, mas por todos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTabela periódicapt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.titleEnsino inclusivo da tabela periódica química à alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T22:55:26Z-
dc.date.available2023-05-04T22:55:26Z-
dc.date.submitted2023-02-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34684-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The teaching of Chemistry for students with disabilities is the subject of recurrent studies, because in order to meet the legal guarantees of full access and permanence and the inclusion of all individuals in the regular classes of basic education, new methodological resources need to be met, in order to effectively all participants in the educational process. Thinking about the need to expand the supply of materials accessible to students with disabilities, especially those with visual impairments, an Inclusive Periodic Table was developed based on the Universal Design for Learning, which is still under development, which consists of cubes representing the chemical elements, availability of relevant information about the element, making the study more interesting and closer to the student's reality. With prototypes of the Periodic Table - TP, it was possible to apply it to a focus group of participants in the 1st year of High School in Sobradinho. It was noticed the difficulty of the students in perceiving the functionality of the TP, however, using the cubes, learning became fun for the participants. In this sense, the Accessible Periodic Table promotes autonomy for all students who use it, expanding learning opportunities and allowing its use not only for people with disabilities, but for everyone.pt_BR
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