Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RichardWallanPaulinoDeSousa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo da evasão no curso de licenciatura em Computação da Universidade de Brasília por meio de modelos de análise de sobrevivência
Autor(es): Sousa, Richard Wallan Paulino de
Orientador(es): Gomes, Juliana Betini Fachini
Assunto: Análise de sobrevivência
Modelo de regressão
Evasão universitária
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Mai-2023
Referência: SOUSA, Richard Wallan Paulino de. Um estudo da evasão no curso de licenciatura em Computação da Universidade de Brasília por meio de modelos de análise de sobrevivência. 2021. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo utilizar técnicas de análise de sobrevivência para o estudo de fatores que influenciam no tempo, a partir do ingresso do alunos da Universidade de Brasília no curso de Licenciatura em Computação, até a evasão ou não evasão. A metodologia de análise de sobrevivência permite a inclusão da falha (cometer evasão) e também das informações parciais, consideradas como censura (alunos que não evadiram). O conjunto de dados completo é composto por 728 observações e 22 variáveis. O período de estudo considerou alunos que ingressaram no curso de Licenciatura em Computação entre 2012/2 e 2019/2. A análise foi dividida em três perspectivas: a primeira contendo um modelo considerando o banco de dados completo, a segunda com o modelo contendo apenas alunos do sexo masculino e a terceira com o modelo apenas para o sexo feminino. O modelo de regressão Log-normal mostrou-se adequado para analisar os três bancos de dados e observou-se que o conjunto de variáveis explicativas muda para os diferentes bancos de dados. Porém, a variável de indíce de rendimento acadêmico (IRA), variável importante na Universidade para medir o rendimento acadêmico dos estudantes, é significativa em todos os modelos apresentados e apresenta um efeito positivo na curva de sobrevivência dos alunos. Isto é, alunos com maiores valores de IRA possuem maior probabilidade de sobreviver à evasão.
Abstract: This work aimed to use survival analysis techniques for the study of factors that influence time, from the entrance of students at the University of Brasilia in the Com puter course, until evasion or not evasion. The survival analysis methodology allows the inclusion of failure (committing dropout) and also of partial information, considered as censorship (students who did not drop out). The complete dataset consists of 728 observa tions and 22 variables. The study period considered students who entered the Computing course between 2012/2 and 2019/2. The analysis was divided into three perspectives: the first containing a model considering the complete database, the second with the model containing only male students and the third with the model only female students. The Log-normal regression model proved to be adequate to analyze the three databases and it was observed that the set of explanatory variables changes for the different databases. However, the academic performance index (ARI) variable, an important variable at the University to measure students’ academic performance, is significant in all models pre sented and has a positive effect on the students’ survival curve. That is, students with higher ARI values are more likely to survive dropout.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.