Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaShinkawaSibin_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso 1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estatística no baseball : uma análise de desempenho dos arremessadores da Liga Principal de Baseball
Autor(es): Sibin, Amanda Shinkawa
Orientador(es): Gomes, Eduardo Monteiro de Castro
Assunto: Análise fatorial
Cluster
Equações estruturais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 8-Mai-2023
Referência: SIBIN, Amanda Shinkawa. Estatística no baseball: uma análise de desempenho dos arremessadores da Liga Principal de Baseball. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho objetiva a análise de desempenho de arremessadores de baseball da Liga Principal de Baseball (em inglês, Major League Baseball, abreviada como MLB), por meio da criação de um escore de habilidade com base em suas estatísticas disponíveis no site Baseball Reference. Para isso, foi feita uma análise fatorial exploratória, a fim de compreender quais as variáveis mais importantes para descrever a habilidade do arremessador, seguida de um modelo de equações estruturais para criar a pontuação de desempenho final. Posteriormente, foram feitas as cauterizações hierárquicas Average e Complete Linkage, a fim de determinar o número ideal de clusters para a clusterização no-hierárquica final K-Means, para dividir os arremessadores em grupos de acordo com seus diferentes níveis de habilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Estatística, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.