Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CarineAsanoTales_tcc.pdf7,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Texto paradidático elaborado para o ensino médio sobre carne artificial : química e sua tecnologia
Autor(es): Tales, Carine Asano
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Livros didáticos
Carne
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 16-Mai-2023
Referência: TALES, Carine Asano. Texto paradidático elaborado para o ensino médio sobre carne artificial: química e sua tecnologia. 2021. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Considerando o aumento da comercialização de carnes feitas em laboratório, junto ao fato dos impactos ambientais, sociais, políticos, econômicos e éticos causados pela criação de gado para abate, a fim de se comercializar a carne bovina, no presente Trabalho de Conclusão de Curso, foi elaborado um Texto Paradidático. Voltado para o Ensino Médio, com foco na produção de “carne artificial”, nele são abordados aspectos da Tecnologia envolvida e suas relações com conceitos químicos, na perspectiva de Questões Sociocientíficas. Destacam-se, ainda, consequências geradas tanto pela produção de carne bovina, quanto pela produção da carne “artificial”. Os textos paradidáticos são materiais de ensino usados por Professores com finalidade didática, visando auxiliar os estudantes a compreenderem conceitos trabalhados, na perspectiva de abordar criticamente questões relativas ao meio social vivido. Para a elaboração do Texto Paradidático, foram considerados os critérios do PNLD. Por fim, leitores críticos convidados – Licenciandos em Química, Estudantes de Ensino Médio e, uma Professora da Secretaria de Educação – contribuíram com sugestões, apontando correções e alterações, e ratificaram a percepção de que o objetivo pretendido foi atingido, na perspectiva de subsidiar atividades de ensino-aprendizagem de Química voltadas para reflexões fundamentadas em torno da relevância social do tema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.