Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34787
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_HevelinBalbinoDeAlmeida_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: 30 anos do Projeto de Extensão Integração Universidade - Escola : uma análise acerca de sua influência na vida acadêmica e profissional de ex-alunos
Autor(es): Almeida, Hevelin Balbino de
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Professores de química - formação
Estudantes universitários - Química
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 16-Mai-2023
Referência: ALMEIDA, Hevelin Balbino de. 30 anos do Projeto de Extensão Integração Universidade - Escola: uma análise acerca de sua influência na vida acadêmica e profissional de ex-alunos. 2020. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de analisar o impacto do Projeto de Extensão de Ação Contínua “Integração Universidade-Escola” na formação acadêmica e profissional dos alunos que trabalharam no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química (LPEQ), onde o projeto é desenvolvido desde 1991. Os dados para este trabalho foram obtidos a partir de questionário online na plataforma Google Forms, com questões, majoritariamente, do tipo aberta, enviado para 54 ex-lpequianos e com um retorno de 45 respostas. A partir dos dados coletados, podemos observar que a passagem pelo LPEQ, a partir do desenvolvimento de atividades no projeto Integração “Universidade-Escola”, teve um impacto significativo na vida dos bolsistas, sendo destacado por eles o desenvolvimento de diversas habilidades, que possibilitou diminuir o distanciamento entre o que é aprendido durante o curso de licenciatura e a realidade escolar, favorecendo aos licenciandos à integração dos conteúdos científicos às questões pedagógicas, a partir de uma vivência profissional refletida criticamente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.