Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaCandidoBarbosa_tcc.pdf4,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A divulgação científica no combate à exploração de espécies de madeira em risco de extinção
Autor(es): Barbosa, Mariana Cândido
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Coorientador(es): Braga, Jez Willian Batista
Assunto: Texto de Divulgação Científica (TDC)
Comunicação científica
Madeira - exploração
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: BARBOSA, Mariana Cândido. A divulgação científica no combate à exploração de espécies de madeira em risco de extinção. 2021. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As produções científicas desenvolvidas dentro dos "muros" das universidades brasileiras ou decorrentes da parceria entre diferentes instituições, apesar do grande potencial comunitário quanto a sua aplicação e benefícios, raramente estão disponíveis para o livre acesso do público em geral. Dessa maneira, é possível perceber que uma consequência direta disso é o afastamento e o desinteresse ou não valorização da ciência por parte da sociedade, sendo o que recentemente culminou, por exemplo, em constantes questionamentos sobre a credibilidade das pesquisas e publicações científicas no período da pandemia da Covid-19. Assim, desponta a divulgação científica como grande aposta na tentativa de aproximar a ciência da sociedade. Dessa maneira, o objetivo deste estudo foi evidenciar as características particulares de um Texto de Divulgação Científica (TDC) para então elaborar um material tendo como base no projeto "Identificação de espécies produtoras de madeira em risco de extinção" cujos resultados, majoritariamente, encontram-se restritos ao âmbito acadêmico. Assim, o TDC produzido ao final desta pesquisa apresenta conteúdo, forma e uma transposição da linguagem científica de modo que o público leigo ao ter acesso ao conhecimento científico consiga compreendê-lo e, intrinsecamente, observar o quanto a ciência e a sociedade encontram-se em uma contínua e fundamental fusão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.