Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34825
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EstevanBarbosaColmanetti_tcc.pdf320,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de Ciências por investigação : uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Colmanetti, Estevan Barbosa
Orientador(es): Nass, Daniel Perdigão
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Ensino por investigação
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: COLMANETTI, Estevan Barbosa. Ensino de Ciências por investigação: uma revisão narrativa da literatura. 2023. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura a respeito da temática de ensino por investigação, utilizando a plataforma Google Scholar para realização do levantamento bibliográfico, com busca de artigos. Foi feita uma contextualização histórica desde a definição de investigação nos primórdios da humanidade, passando por investigação científica, criação do método científico e união do método científico ao processo educacional. Então, contemplou-se o processo de investigação presente nas diretrizes brasileiras por meio da análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Além disso, foram abordados os modelos e as metodologias de ensino por investigação mais comuns na literatura, com a estruturação da investigação a depender do modelo adotado. Foram elucidadas as práticas avaliativas presentes na literatura, a começar pelos objetivos do processo de avaliação da aprendizagem e pelos diferentes tipos de atividades avaliativas. Por fim, evidenciou-se o papel do professor no ensino de ciências e a interrelação entre alfabetização científica e ensino investigativo, explicitando os principais tópicos que os unem.
Abstract: The present work aimed to accomplish a narrative review of the literature on the theme of inquiry-based learning, using the Google Scholar platform to carry out the bibliographic research and review of the articles. A historical contextualization was made going through the definition of investigation since the dawn of humanity, through scientific investigation, creation of the scientific method and union of the scientific method to the educational process. The investigation educational process present in the Brazilian guidelines was considered, through the analysis of documents such as the Common National Curricular Base (BNCC) and the Educational Guidelines Complementary to the National Curriculum Parameters (PCN+). In addition, the most common research teaching models and methodologies in the literature were addressed and the structuring of the investigation depending on the adopted model. The evaluation practices identified in the literature were elucidated along with the evaluative activities. Finally, the roles of teachers and the inter-relations between scientific literacy and inquiry-based learning were clarified, highlighting the main topics that bond them together.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.