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Título: O engajamento de mulheres no esporte : uma análise das ações propositivas em manuais internacionais
Autor(es): Prazeres, Drielly Christina Rabelo de Souza
Orientador(es): Vianna, Alexandre Jackson Chan
Assunto: Mulheres - esporte
Meninas - esporte
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 18-Mai-2023
Referência: PRAZERES, Drielly Christina Rabelo de Souza. O engajamento de mulheres no esporte: uma análise das ações propositivas em manuais internacionais. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O tema central do trabalho é a participação de mulheres no esporte e tem como objetivo analisar, nos manuais das instituições internacionais do esporte, as ações de intervenção na prática esportiva para o crescimento do engajamento de meninas e mulheres no esporte, principalmente por meio de ações pedagógicas. A pesquisa foi realizada a partir da metodologia qualitativa por meio de análise documental, para coleta de dados, e de análise de conteúdo, a amostra constou de 10 documentos de instituições internacionais de referência no universo esportivo que apresentaram políticas de valorização do esporte feminino. Nos resultados foram identificadas aproximadamente 80 ações para engajamento de meninas e mulheres categorizadas entre três dimensões de políticas universais, institucionais e pedagógicas. A categoria de políticas universais possui 20 ações, divididas em dois subgrupos: Distribuição e Reconhecimento. A categoria Institucionais possui 25 ações, divididas em seis subgrupos: Necessidades Básicas; Privacidade; Recrutamento; Conhecimento; Evento e; Empoderamento. A categoria Pedagógicas foco principal do estudo, possui 32 ações divididas em quatro subgrupos: Comunicação; Orientação para Responsáveis; Resgate da Cultura Esportiva e; Empoderamento. A analise demonstrou que as ações, em grande medida, estão orientadas preferencialmente para uma visão antiessencial e de igualdade de gênero, em detrimento de uma perspectiva do que multicultural e da diferença. As ações pedagógicas demonstraram afinidade com os modelos de ensino do esporte centrados no jogo.
Abstract: The central theme of the work is the participation of women in sport and aims to analyze, in the manuals of international sports institutions, the intervention actions in sports practice to increase the engagement of girls and women in sport, mainly through pedagogical actions. The research was carried out based on qualitative methodology through documental analysis, for data collection, and content analysis, the sample consisted of 10 documents from international institutions of reference in the sports universe that presented policies for valuing women's sport. In the results, approximately 80 actions were identified for the engagement of girls and women categorized among three dimensions of universal, institutional and pedagogical policies. The universal policies category has 20 actions, divided into two subgroups: Distribution and Recognition. The Institutional category has 25 shares, divided into six subgroups: Basic Needs; Privacy; Recruitment; Knowledge; Event and; Empowerment. The pedagogical category main focus of the study, has 32 actions divided into four subgroups: Communication; Guidance for Guardians; Rescue of Sports Culture and; Empowerment. The analysis showed that actions, to a large extent, are oriented preferably towards an anti-essential view and gender equality, to the detriment of a perspective of what is multicultural and difference. Pedagogical actions demonstrated affinity with sports teaching models centered on the game.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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