Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LaisJulianaDeBorbaOliveira_tcc.pdf684,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acessibilidade e inclusão de discentes no Instituto de Química da Universidade de Brasília
Autor(es): Oliveira, Laís Juliana de Borba
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Inclusão escolar
Pessoas com deficiência
Universidade de Brasília (UnB) - Instituto de Química
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 19-Mai-2023
Referência: OLIVEIRA, Laís Juliana de Borba. Acessibilidade e inclusão de discentes no Instituto de Química da Universidade de Brasília. 2022. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho desenvolvido seguiu uma abordagem qualitativa, devido ao caráter humanitário da pesquisa desenvolvida garantindo o respeito a individualidade dos entrevistados ao trata-los de maneira mais humana, e não trazendo apenas dados quantitativos. O objetivo central deste trabalho foi estudar como o Instituto de Química da Universidade de Brasília trata de questões de inclusão e acessibilidade dos seus discentes da graduação. Analisamos dados fornecidos pela Diretoria de Acessibilidade referentes aos estudantes que são atendidos pela DACES e os que concluíram o seu processo de atendimento. Além disto, disponibilizamos um questionário online ao corpo discente do Instituto de Química para observarmos o nível de conhecimento deles em relação à Diretoria de Acessibilidade e as suas opiniões relacionadas à acessibilidade na Universidade de Brasília e no Instituto de Química. A última etapa dessa pesquisa tinha o propósito de compreender os desafios vivenciados pelos estudantes do Instituto de Química que são atendidos pela DACES, além de entender um pouco mais sobre as suas vivências dentro da universidade e suas sugestões de melhoria. Após a análise da pesquisa, identificamos alguns problemas dentro da universidade, sejam eles relacionados à estrutura física que acabam dificultando e até mesmo impossibilitando a mobilidade, ou até mesmo problemas relacionados à falta de comunicação e a divulgação da DACES com o restante da universidade, sejam eles servidores, corpo discente e até mesmo corpo docente. Por fim, concluímos que a universidade está se esforçando em criar um ambiente inclusivo e acessível a todos, porém são necessárias melhorias, como, ajustes na estrutura física da universidade, além de mudanças na relação entre o corpo docente e tais estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.