Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
dc.contributor.author | Almeida, Beatriz Cardoso de | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Beatriz Cardoso de. Alunos do curso de licenciatura em Química com TDAH na Universidade de Brasília (UnB): um estudo de caso. 2023. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso traz uma proposta de estudo de caso do tipo descritivo que
visa compreender se os estudantes do curso de Licenciatura do Instituto de Química (IQ) que
tiveram o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no
passado apresentam atualmente os sintomas do transtorno no microssistema Universidade de
Brasília (UnB) e se esse microssistema é inclusivo com esses indivíduos. Com o auxílio da
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH), dos manuais internacionais
diagnósticos, de estudos diversos e de uma entrevista semiestruturada, foi possível tecer uma
análise desse quadro, além de percebemos ainda mais a importância da Educação Inclusiva no
contexto universitário. A inclusão é um tema bem recorrente, mas caminha a passos lentos no
Brasil. Embora seja importante que a Universidade de Brasília ofereça aos alunos uma
atmosfera de inclusão para que todos possam ter uma vida melhor nesse ambiente e desfrutem
da possibilidade de levar essa consciência inclusiva para outros espaços sociais, perguntamo-nos se isso realmente acontece, ainda mais quando essa atmosfera é aplicada a um transtorno
do neurodesenvolvimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários - Química | pt_BR |
dc.title | Alunos do curso de licenciatura em Química com TDAH na Universidade de Brasília (UnB) : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T12:21:49Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T12:21:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/34840 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|