Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BeatrizCardosoDeAlmeida_tcc.pdf435,87 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorAlmeida, Beatriz Cardoso de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Beatriz Cardoso de. Alunos do curso de licenciatura em Química com TDAH na Universidade de Brasília (UnB): um estudo de caso. 2023. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso traz uma proposta de estudo de caso do tipo descritivo que visa compreender se os estudantes do curso de Licenciatura do Instituto de Química (IQ) que tiveram o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no passado apresentam atualmente os sintomas do transtorno no microssistema Universidade de Brasília (UnB) e se esse microssistema é inclusivo com esses indivíduos. Com o auxílio da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH), dos manuais internacionais diagnósticos, de estudos diversos e de uma entrevista semiestruturada, foi possível tecer uma análise desse quadro, além de percebemos ainda mais a importância da Educação Inclusiva no contexto universitário. A inclusão é um tema bem recorrente, mas caminha a passos lentos no Brasil. Embora seja importante que a Universidade de Brasília ofereça aos alunos uma atmosfera de inclusão para que todos possam ter uma vida melhor nesse ambiente e desfrutem da possibilidade de levar essa consciência inclusiva para outros espaços sociais, perguntamo-nos se isso realmente acontece, ainda mais quando essa atmosfera é aplicada a um transtorno do neurodesenvolvimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Químicapt_BR
dc.titleAlunos do curso de licenciatura em Química com TDAH na Universidade de Brasília (UnB) : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-19T12:21:49Z-
dc.date.available2023-05-19T12:21:49Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34840-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.