Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaCarolinaSoaresGonsalves_tcc.pdf512,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ação pública e inovação democrática : implicações sociais, políticas e culturais do projeto Onda
Autor(es): Gonsalves, Ana Carolina Soares
Coorientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Inovação social
Participação social
Projeto Onda
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 20-Mai-2023
Referência: GONSALVES, Ana Carolina Soares. Ação pública e inovação democrática: implicações sociais, políticas e culturais do projeto Onda. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Brasil é, num rol de 18 países latino-americanos, o que mais apresenta inovações democráticas, entendidas no presente trabalho como espaços criados para aumentar a participação cidadã. A pesquisa visa entender quais as implicações subjetivas (sociais, políticas e culturais) do projeto Onda, um instrumento de ação pública, realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), no processo de formação para o exercício da cidadania para participantes e ex-participantes, considerando a iniciativa uma inovação democrática brasileira. Dessa forma, foi escolhido o estudo de caso como metodologia de pesquisa, com pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, para entender os significados atribuídos ao projeto por seus implementadores e grupos-alvo, diretos ou indiretos; foram utilizadas técnicas baseadas na etnografia, com acompanhamento de atividades e formações do projeto e posterior elaboração de diários de campo, entre julho e setembro de 2022. Os resultados indicam uma série de inovações tanto para o processo de aprendizagem de estudantes como sua formação como sujeitos políticos e participativos no âmbito escolar e fora dele. Analisar o projeto Onda como inovação democrática revelou que o instrumento tem papel primordial no estímulo à participação política de crianças e adolescentes de áreas em situação de vulnerabilidade social do DF, mostrando que elas e eles podem e devem se tornar, coletivamente, vozes influentes em todo o processo das políticas públicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.