Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34884
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeandroDeArruda_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Distribuição espaço-temporal da samambaia Pteridium arachnoideum na floresta nacional de Brasília – FLONA/DF
Autor(es): Bruno, Leandro de Arruda
Orientador(es): Hermuche, Potira Meirelles
Assunto: Samambaia
Cerrado
Espécies invasoras
Unidades de conservação da natureza
Sensoriamento remoto
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 22-Mai-2023
Referência: BRUNO, Leandro de Arruda. Distribuição espaço-temporal da samambaia Pteridium arachnoideum na floresta nacional de Brasília – FLONA/DF. 2023. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A samambaia Pteridium arachnoideum (Kaulf.) Maxon, apesar de ser uma espécie nativa do Cerrado, é considerada uma planta oportunista, com capacidade de se estabelecer em ambientes diversos. Essa contribui com o aumento da ocorrência e gravidade de incêndios pela biomassa seca produzida, além de serem resilientes à passagem do fogo, se restabelecendo após esses eventos. O objetivo do estudo foi avaliar a ocorrência espaço-temporal da samambaia por meio de técnicas de sensoriamento remoto na Floresta Nacional de Brasília. Foram utilizadas imagens multiespectrais dos sensores Sentinel-2A e B do período de 2015 a 2022 para classificação supervisionada por meio do algoritmo Random Forest para mapeamento da sua distribuição espacial ao longo do tempo. A acurácia do mapeamento foi feita a partir de análise visual nas imagens, além de parâmetros estatísticos da performance de classificação e das matrizes de confusão. A partir da análise foi possível identificar a distribuição espaço-temporal da Pteridium arachnoideum e sua preferência de ocupação nas bordas das matas de galeria, na classe de relevo ondulado, porém com capacidade de ocupar relevos planos sob áreas de reflorestamento de pinus. Não foi possível confirmar se as samambaias têm capacidade de alterar a distribuição espacial da mata de galeria ao longo dos 8 anos analisados, necessitando de uma análise com maior período de tempo e com uma metodologia mais precisa para quantificar as áreas de matas de galerias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.