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Título: Educação e autonomia : o processo de construção da autonomia a partir do desenvolvimento dos dispositivos pedagógicos da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá : DF
Autor(es): Abade, Carina Parpinelli
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Educação - autonomia
Dispositivos pedagógicos
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: ABADE, Carina Parpinelli. Educação e autonomia: o processo de construção da autonomia a partir do desenvolvimento dos dispositivos pedagógicos da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá – DF. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho aborda o processo de construção da autonomia a partir do desenvolvimento dos dispositivos pedagógicos da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP), escola do DF que tem a intencionalidade de uma experiência educacional inovadora. Para isso, buscou-se refletir sobre concepções teóricas e práticas pedagógicas relacionadas a uma Educação para a Autonomia na visão dos autores Paulo Freire, bell hooks, Ailton Krenak e José Pacheco. A investigação conduziu-se pela identificação dos princípios de autonomia, comunidade, dialogicidade e democracia nas relações que ocorrem na CAP, por meio da análise do Projeto Político-Pedagógico que apresenta a instituição e sua proposta pedagógica. O desenvolvimento dos dispositivos pôde ser observado por meio das vivências do estágio curricular obrigatório de Pedagogia da UnB, realizado na CAP. Tais vivências propiciaram reflexões com base nas ideias dos autores abordados nesse trabalho. Assim, a pesquisa foi realizada por meio de observações participantes registradas em diário de campo de estágio curricular obrigatório e análise documental do Projeto Político-Pedagógico da instituição, com foco no processo de construção da autonomia a partir da utilização dos dispositivos pedagógicos. Ao vivenciar a dinâmica pedagógica da CAP, além da compreensão da autonomia como um valor essencial para uma educação emancipadora, na qual o educando se reconhece como sujeito de sua formação, foi possível vislumbrar a perspectiva de se fazer do espaço escolar um outro espaço em que relações afetuosas, colaborativas e democráticas favoreçam a formação de sujeitos mais autônomos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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