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2022_EloisaSantosAraujoCalado_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorCalado, Eloisa dos Santos Araújo-
dc.identifier.citationCALADO, Eloisa dos Santos Araújo. Leitura e escrita na educação infantil: um olhar para as concepções pedagógicas (DF, 2022). 2022. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral compreender as concepções pedagógicas voltadas para o processo de leitura e escrita na educação infantil, no Distrito Federal (DF) – por meio de documentação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) – e através de estudos na área (BAPTISTA, 2010; SOUZA, 2016; GOULART; MATA, 2016; BRANCO, 2019; ESPÍNDOLA, 2021; CINTRA et al., 2020; REIS, 2021). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que, no caminho para sua construção, contou com levantamento bibliográfico em plataformas científicas, como a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM), o Repositório Institucional da UnB (RIUnB), o Banco de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e no Scientific Electronic Library Online (SCIELO) com um recorte temporal de 2018 a 2022. Foi feito uma análise documental, dialogando com normatizações e documentos nacionais - como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil — DCNEI (BRASIL, 2010), o Caderno 3 do Pacto Nacional na Idade Certa da Educação Infantil (BRASIL, 2016) e a Base Nacional Comum Curricular — BNCC (BRASIL, 2017) – bem como normatizações e documentos oficiais da educação infantil no Distrito Federal – como o Currículo em Movimento do Distrito Federal (SEEDF, 2018), a Plenarinha Brincando e Encantando com Histórias (SEEDF, 2019) e o caderno do Brincar da Secretária de Educação do Distrito Federal (SEEDF, 2021). No terceiro movimento deste estudo, a pesquisa se voltou para identificar, as percepções da prática didático-pedagógica de algumas professoras. Para identificar tais percepções, foi usado um questionário com dezessete perguntas, que foi respondido por vinte professoras que trabalhavam ou já trabalharam com crianças de 4 a 5 anos na educação infantil no DF. Como resultado, essa pesquisa demostrou que as linguagens fazem parte da vida da criança desde antes mesmo do seu nascimento, por fazer parte da cultura que a criança está inserida. A criança está imersa na cultura letrada desde o seu nascimento, cabendo à educação infantil proporcionar experiências com diferentes linguagens, incluindo a oral e escrita, que amplie as aprendizagens das crianças acerca da cultura na qual estar inserida. Quanto aos relatos de algumas professoras de instituições de educação infantil no Distrito Federal, observa- se que a prática da leitura e escrita está presente no cotidiano das crianças, por meio da literatura, contação de histórias, suas vivências, ludicidade, escrita dos seus nomes e nomes dos colegas, reconto de histórias etc.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.titleLeitura e escrita na educação infantil : um olhar para as concepções pedagógicas (DF, 2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T11:35:39Z-
dc.date.available2023-05-23T11:35:39Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34891-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work has the general objective of understanding the pedagogical conceptions focused on the process of reading and writing in early childhood education in the Federal District (DF) – through documentation from the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) – and through studies in the area (BAPTISTA, 2010; SOUZA, 2016; GOULART; MATA, 2016; BRANCO, 2019; ESPÍNDOLA, 2021; CINTRA et al, 2020; REIS, 2021). This is a qualitative research that, on the way to its construction, relied on a bibliographical survey on scientific platforms, such as the Digital Library of Student Intellectual Production of the University of Brasília (BDM), the Institutional Repository of UnB (RIUnB), the Coordination Bank for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and the Scientific Electronic Library Online (SCIELO) with a time frame from 2018 to 2022. A documental analysis was carried out, dialoguing with norms and national documents - such as the Curricular Guidelines National Programs for Early Childhood Education — DCNEI (BRASIL, 2010), Notebook 3 of the National Pact on the Right Age of Early Childhood Education (BRASIL, 2016) and the National Common Curricular Base — BNCC (BRASIL, 2017) — as well as standardizations and official documents of early childhood education in the Federal District — such as the Curriculum in Movement of the Federal District (SEEDF, 2018), the Plenarinha Brincando e Encantando com Histórias (SEEDF , 2019) and the Play notebook of the Secretary of Education of the Federal District (SEEDF, 2021). In the third movement of this study, the research turned to identify the perceptions of the didactic-pedagogical practice of some teachers. To identify such perceptions, a questionnaire with seventeen questions was used, which was answered by twenty teachers who worked or have worked with children aged 4 to 5 years in early childhood education in the DF. As a result, this research demonstrated that languages are part of the child's life even before birth, as part of the culture in which the child is inserted. The child is immersed in literate culture from birth, and it is up to early childhood education to provide experiences with different languages, including oral and written, that expand children's learning about the culture in which they are inserted. As for the reports of some teachers from institutions of early childhood education in the Federal District, it is observed that the practice of reading and writing is present in the daily lives of children, through literature, storytelling, their experiences, playfulness, writing their names and names of classmates, storytelling, etc.pt_BR
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