Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34895
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarinaDominguesVieiraFranco_tcc.pdf301,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecida-
dc.contributor.authorFranco, Marina Domingues Vieira-
dc.identifier.citationFRANCO, Marina Domingues Vieira. AInfância camponesa: olhares a partir das produções acadêmicas pela perspectiva da sociologia da infância. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é um desmembramento de uma pesquisa guarda- chuva acerca da infância pesquisada nos programas de pós-graduação em ciências humanas e sociais da Universidade de Brasília. A partir disso, o artigo busca ressaltar a importância do estudo de crianças pela perspectiva da sociologia na infância nas produções acadêmicas sobre educação camponesa ou infância camponesa, sendo os objetivos específicos identificar como as crianças foram compreendidas, analisar as relações com o novo paradigma da infância, e identificar as metodologias presentes nos estudos. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico das publicações acadêmicas a fim de identificar discussões sociológicas sobre a infância, a qual permitiu localizar a frequência de discussões sobre a infância camponesa. Sendo assim, a pesquisa traz como indicativos o olhar sobre as publicações científicas e a maneira como esse campo da Sociologia da Infância tem sido incorporado e considerado nas publicações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSociologia da infânciapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEspaço ruralpt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordCamponesespt_BR
dc.titleInfância camponesa : olhares a partir das produções acadêmicas pela perspectiva da sociologia da infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T12:20:23Z-
dc.date.available2023-05-23T12:20:23Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34895-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article is a dismemberment of an umbrela review about a research on childhood in post-graduate programs in human and social sciences at UnB - University of Brasília. The purpose of this article is to highlight the importance of the children study from the perspective of childhood sociology in academic productions about peasant education and peasant childhood. The specific objetives of the study are to identify how children were seen, to analyze the relations with the new paradigm of childhood, and to identify the methodologies used in the studies. To achieve those goals, a bibliographical survey on academic publications was carried out in order to identify sociological discussions about childhood, which allowed us to locate the frequency of discussions about peasant childhood. Thus, the reasearch brings as indicatives a glance at scientific studies and the way this sociology field of childhood has been incorporated and considered in publications.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.