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Título: O turismo pedagógico como tema transversal na educação fundamental no Distrito Federal
Autor(es): Rodrigues, Isabela Vitória Ribeiro
Orientador(es): Moesch, Marutschka Martini
Assunto: Turismo pedagógico
Cidadania
Educação patrimonial
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 23-Mai-2023
Referência: RODRIGUES, Isabela Vitória Ribeiro. O turismo pedagógico como tema transversal na educação fundamental no Distrito Federal. 2023. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar o Turismo Pedagógico como tema transversal na Educação Fundamental no Distrito Federal, e assim, analisar essa prática como possibilidade de transposição didática dos conteúdos de ensinagem e ampliação da cidadania. Para isso, será apresentado um quadro teórico que destaca os fundamentos do Turismo como ciência interdisciplinar e suas implicações, tendo em vista o Turismo Pedagógico e suas possíveis proposições na formação cidadã. O caminho metodológico se dá por meio de uma pesquisa qualitativa de nível descritivo e interpretativo por um estudo de caso, sendo realizadas entrevistas focalizadas e semi-estruturadas de vivências coletadas no ambiente escolar, especificamente pelo ensino fundamental e dando voz aos protagonistas de ensino que são responsáveis também pelo desenvolvimento pedagógico dos alunos em relação a importância da educação patrimonial e com isso, compreender o que é o ser cidadão. A partir das evidências desenvolvidas ao longo da pesquisa, é possível constatar a importância da implementação de metodologias práticas de ensinagem para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos e percepções do que é patrimônio, a sua importância e a relação que há entre o sujeito e o lugar que está inserido. Partindo do pressuposto de que o contexto político atual, referente aos recentes episódios de destruição a patrimônios públicos e históricos, interfere negativamente na população e na geração sucessora. Fica evidente também que é necessário exercer um novo olhar acerca da vivência juvenil em relação ao sentimento de pertencimento do território, da cultura e da memória dos potenciais turísticos existentes no Distrito Federal, a fim de que o Turismo Pedagógico e Cidadão possa impactar positivamente o lugar e consequentemente obter transformação social, cultural, histórica e econômica, juntamente com a transposição do conhecimento abordado nesta pesquisa.
Abstract: This study intends to present Pedagogical Tourism as a crosscutting theme in Elementary and Middle School in Federal District, analyzing this activity as a possibility of didactic transposition of the subjects taught and amplification of citizenship. In order to do that, a theoretical framework that highlights the fundamentals of Tourism as an interdisciplinary science and its implications, keeping in focus Pedagogical Tourism and its potential in the development of a citizen will be presented. The methodological path it’s originated from qualitative research in a detailed level and interpretative in a case study, where focussed and semi-structured interviews were made in a school environment, with the purpose of understanding living experiences, specifically from the Elementary and Middle School giving voice to the protagonists of teaching that are also responsible for the pedagogical development of students in relation to the importance of patrimonial education, and with that the understanding of what is a citizen. From the evidence developed during the research, it's possible to affirm the importance of introduction of the methodology of practical teaching for the development of critical opinion of students and the understanding of patrimony, its importance and the relation of the individual and the location. Mentioning the actual political context, referring to the most recent episodes of destruction of public and historical heritage, it negatively interferes with the population and the succeeding generation. It is also clear that its necessary to exercise a new way to observe the experience of the youth regarding the feeling of belonging to the territory, culture and memory of the potential touristic sights that exists in Federal District, in order to make Pedagogical and Citizen Tourism impact positively on its location and obtain social, cultural, historical and economic transformation with the transposition of knowledge approached in the research.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2023.
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