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https://bdm.unb.br/handle/10483/34907
Título: | Pensando as práticas educativas e o uso das tecnologias assistivas com crianças surdas incluídas nos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal |
Autor(es): | Santana, Iohana Rêgo |
Orientador(es): | Kuchenbecker, Liège Gemelli |
Assunto: | Tecnologia assistiva Crianças surdas Ensino fundamental - séries iniciais Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 23-Mai-2023 |
Referência: | SANTANA, Iohana Rêgo. Pensando as práticas educativas e o uso das tecnologias assistivas com crianças surdas incluídas nos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho originou-se após a realização de um artigo científico submetido
o Programa de Iniciação Científica - PROIC, edital 2021/2022 da Universidade de
Brasília, realizado por três estudantes de Pedagogia e a Professora Orientadora Dra.
Liêge Gemelli Kuchenbecker. O intuito da pesquisa é promover uma reflexão e análise
sobre a proposta de ensino do Mistério da Educação (2021) voltada para as crianças
surdas dos anos iniciais no Ensino Fundamental. Incluídas em escolas comuns, ou que
frequentam as escolas bilingues no Distrito Federal, levando em consideração o ensino
de português como segunda lingua e as especificidades que permeiam este processo de
ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa se refere à
como se constituem as práticas de ensino para crianças surdas incluidas nos anos iniciais
do Ensino Fundamental no Caderno Introdutório II - documento disponibilizado no site
do MEC. Dito isso, a pesquisa objetiva Conhecer e analisar a proposta educacional
presente no Caderno Introdutório 1I - documento disponibilizado no site do MEC para
0 ensino de crianças surdas incluídas nos anos iniciais do Ensino Fundamental do
Distrito Federal. Em um primeiro momento serão apresentadas as especificidades da
Educação Bilingue sob a ótica de Lockmann e Klein (2009); Múller, Stúrmer, Karopp
e Thoma (2013); e Kuchenbecker (2011). Posteriormente, uma breve descrição sobre a
trajetória dos marcos legais importantes para a consolidação da educação dos sujeitos
surdos. Problematização de um dos materiais didáticos disponibilizados pelo MEC
voltado para o ensino de crianças surdas incluídas nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e, por fim, a apresentação de uma proposta de um recurso didático criado
por meio de uma tecnologia assistiva, cujo objetivo é facilitar o aprendizado de crianças
surdas incluídas nos anos iniciais do Distrito Federal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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