Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MiguelOttoniDelgadoFerreira_tcc.pdf1,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Externalidades do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão : como isso afetou o desenvolvimento municipal
Autor(es): Ferreira, Miguel Ottoni Delgado
Orientador(es): Pinheiro, Danielle Sandi
Assunto: Barragens - rompimento
Brumadinho (MG)
Demonstrações contábeis
Indicadores econômicos
Data de apresentação: 1-Set-2022
Data de publicação: 24-Mai-2023
Referência: FERREIRA, Miguel Ottoni Delgado. Externalidades do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão: como isso afetou o desenvolvimento municipal. 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar o impacto econômico-financeiro oriundo das externalidades relativas ao rompimento da barragem I no município de Brumadinho (MG). Para realização da análise, utilizou-se a abordagem quantitativa dentro da metodologia descritiva. A coleta de dados foi realizada por intermédio de bancos de dados governamentais, tendo como período de investigação 2002 a 2021. Para organização e manipulação dos dados foi utilizado o software Microsoft Excel®. O Cálculo dos indicadores teve como propósito indicar o atrelamento do produto interno bruto ao valor agregado industrial regional, relacioná-los com a evolução das contas municipais e revelar as repercussões financeiras do evento crítico. Os resultados explicitaram uma forte dinâmica de expansão orçamentária com aumento de 103% das receitas, comparando a média do período anterior ao evento (2014 a 2018) ao período posterior (2019 a 2021), fato que se deu majoritariamente pelo aumento da receita tributária e transferências correntes, derivadas do acordo judicial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.