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2022_BrunoGiulianiGomes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)11,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle ativo de ruído em duto acústico utilizando o controlador adaptativo Fx-nLMS
Autor(es): Gomes, Bruno Giuliani
Orientador(es): Lopes, Renato Vilela
Coorientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Assunto: Ruído aeronáutico
Controle de ruído
Data de apresentação: 1-Jun-2022
Data de publicação: 25-Mai-2023
Referência: GOMES, Bruno Giuliani. Controle ativo de ruído em duto acústico utilizando o controlador adaptativo Fx-nLMS. 2022. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho desenvolve a implementação de um Controlador Ativo de Ruídos (CAR) em uma Bancada Experimental. O objetivo primário do sistema é permitir o estudo do controle ativo de ruídos em laboratório. Sistemas como esse já vem sendo aplicados na indústria para redução de emissões sonoras em equipamentos como chaminés e podem trazer inúmeros benefícios a sociedade relacionados a redução de poluição sonora. Além disso, também já existem estudos sobre utilização desses sistemas em motores aeronaves e automóveis por exemplo. No trabalho, é feita uma simulação numérica inicial de um modelo para o controlador Fx-NLMS, o modelo estudado em simulação, é então implementado em uma bancada experimental. Com a bancada e algoritmo de controle operantes foram realizados testes com tons puros e ruído branco para validar o funcionamento do controlador e determinar sua eficiência na redução de ruídos. Por fim, o trabalho apresenta a evolução do funcionamento dos algoritmos de CAR dentro do Laboratório de Acústica e Vibrações da Universidade de Brasília.
Abstract: This work develops the implementation of an active Noise Controller (ANC) in an ex perimental environment. The primary objective of the system is to allow further study on active noise control in the laboratory. Applications of this systems have already been applied in the industry to reduce noise emission in some instruments, such as chimneys, and can bring many benefits to society related to the reduction of sound flow. Further more, research is already being conducted to determine the viability of these systems in aircraft and automobile engines. This work presents an initial numerical simulation of a model for the Fx-NLMS controller is performed, and the model studied in the simula tion is then implemented in the experimental environment. With the control algorithm properly implemented and operating, tests were performed with pure tones and white noise to validate the controller’s operation and determine its efficiency in noise reduction. Ultimately, the work presents the evolution of the effectiveness of the CAR algorithms within the Laboratory of Acoustics and Vibrations of the University of Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
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