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2023_AnaPaulaFerreiraMilitao_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)11,86 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAndrianov, Artem-
dc.contributor.authorMilitão, Ana Paula Ferreira-
dc.identifier.citationMILITÃO, Ana Paula Ferreira. Aplicação de tubos de fibra de carbono produzidos por bobinagem filamentar em uma fuselagem treliçada. 2023. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.pt_BR
dc.description.abstractMuitas aeronaves, apresentam fuselagens que consistem em estruturas de treliça feitas de tubos de aço de seção reta soldados ou aparafusados para formar uma unidade rígida, forte e leve. Esses tipos de estruturas são comumente usados em aviões acrobáticos e agrícolas, para os quais a estrutura treliçada é uma ótima opção. Materiais compósitos podem aumentar ainda mais a eficiência deste tipo de estrutura, uma vez que estes possuem maior resistência específica que os seus homólogos de metal, além de resistência à corrosão. Dessa forma, este trabalho busca avaliar a aplicação de tubos de fibra de carbono em uma fuselagem treliçada. A estrutura a ser analisada será modelada com base em um projeto preliminar de fuselagem treliçada de alumínio para aviões ultraleves. Para a fabricação dos tubos, será utilizada a tecnologia de bobinagem filamentar. Deste modo, foi necessário determinar os principais parâmetros de fabricação exigidos por essa técnica e como associá-los à máquina de bobinagem filamentar disposta para o projeto. Testes de controle de movimento indicaram que a solução para trajetória do filamento é satisfatória. A análise estrutural mostrou que a estrutura de fibra de carbono é superior ao alumínio quando avaliada a relação resistência estrutural versus peso. Os resultados positivos mostram que a implementação da tecnologia de bobinagem filamentar na Universidade de Brasília pode ser extremamente benéfica para a comunidade acadêmica, uma vez que os produtos provenientes desta podem ser usado em projetos com aplicações práticas de extrema relevância para os diversos cursos da engenharia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeronaves - fuselagempt_BR
dc.subject.keywordCompósitospt_BR
dc.subject.keywordFuselagempt_BR
dc.titleAplicação de tubos de fibra de carbono produzidos por bobinagem filamentar em uma fuselagem treliçadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T13:10:02Z-
dc.date.available2023-05-25T13:10:02Z-
dc.date.submitted2023-04-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34941-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Many aircraft have fuselages consisting of truss structures made from welded or bolted straight-section steel tubes to form a rigid, strong, and lightweight unit. These types of structures are commonly used in aerobatic and agricultural airplanes, for which the truss structure is an excellent option. Composite materials can further increase the efficiency of this type of structure, as they have higher specific strength than their metal counterparts, as well as corrosion resistance. Thus, this work aims to evaluate the application of carbon fiber tubes in a truss fuselage. The structure to be analyzed will be modeled based on a preliminary design of an aluminum truss fuselage for ultralight aircraft. Filament winding technology will be used for the manufacture of the tubes. Therefore, it was necessary to determine the main manufacturing parameters required by this technique and how to associate them with the filament winding machine set up for the project. Motion control tests indicated that the filament trajectory solution is satisfactory. Structural analysis showed that the carbon fiber structure is superior to aluminum when evaluated in terms of the structural strength-to-weight ratio. The positive results show that the implementation of filament winding technology at the University of Brasília can be extremely beneficial for the academic community, as the products resulting from it can be used in projects with practical applications of great relevance to the various engineering courses.pt_BR
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