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2022_Percepcao_Estudantes_Licenciatura_tcc.pdf816,97 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRabasa Fernández, Yamilka-
dc.contributor.authorRamos, Bruna Rezende-
dc.contributor.authorMuniz, Karoline Araújo-
dc.contributor.authorCunha, Maria Souza da-
dc.identifier.citationRAMOS, Bruna Rezende; MUNIZ, Karoline Araújo; CUNHA, Maria Souza da. Percepções dos estudantes das licenciaturas em Português e em Espanhol da Universidade de Brasília em relação à escolha da dupla graduação. 2022. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho volta seu olhar para o processo da dupla graduação nos cursos de Letras-Português e Letras-Espanhol da Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo compreender quais as motivações e crenças que levam o estudante em formação a escolher a dupla graduação. Para a discussão teórica com foco na formação inicial em nível superior, nos amparamos nos estudos desenvolvidos por Barcelos (2004, 2006), Zolin-Vesz (2012, 2013), Álvarez (2013) e Silva (2007), por destacar alguns, sobre crenças e formação de professores de línguas. Assim, optamos por desenvolver uma pesquisa de tipo qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) com graduandos do penúltimo e último semestres dos respectivos cursos, que responderam a um questionário (GIL, 1999) com perguntas referentes ao objeto de pesquisa. Os dados coletados nos questionários, junto com um levantamento bibliográfico na área da Linguística Aplicada, aliado à análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos dessas licenciaturas e das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras (BRASIL, 2015) nos permitiram identificar o perfil esperado dos estudantes, as diretrizes necessárias para a constituição do currículo, o processo de formação de professores e as possíveis crenças em relação as duas formações. Ademais, pode-se concluir por meio da pesquisa que os estudantes de Letras-Português não possuem as mesmas motivações para a escolha da dupla graduação que os de Letras-Espanhol, pois estes são desmotivados pelas políticas governamentais e o escasso mercado de trabalho que se projeta no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Letras Portuguêspt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Letras Espanholpt_BR
dc.subject.keywordProfessores de português - formaçãopt_BR
dc.titlePercepções dos estudantes das licenciaturas em Português e em Espanhol da Universidade de Brasília em relação à escolha da dupla graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T11:21:25Z-
dc.date.available2023-05-29T11:21:25Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34960-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Este trabajo discurre acerca del proceso de la doble graduación en los cursos de LetrasPortugués y Letras-Español de la Universidad de Brasilia (UnB) y posee como objetivo evaluar cuales son las motivaciones y creencias que llevan al estudiante en formación a elegir la doble. Para la discusión teórica con el foco en la formación inicial en nivel superior, nos amparamos en los estudios desarrollados por Barcelos (2004, 2006), Zolin-Vesz (2012, 2013), Álvarez (2013) y Silva (2007) por destacar algunos, sobre creencias y formación de profesores de lengua. Así, optamos por desarrollar una investigación de manera cualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013) con los graduandos del penúltimo y último semestre de los respectivos cursos, que respondieron a un cuestionario (GIL, 1999) con cuestiones referentes a las formaciones. Los datos recogidos en los cuestionarios, en colaboración con un levantamiento bibliográfico en el área de Lingüística Aplicada, aliado al análisis de los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de esas licenciaturas e de las Directrices Curriculares para las carreras de Letras (BRASIL,2015) nos permitieron identificar el perfil esperado de los estudiantes, las directrices necesarias para la constitución del currículo, el proceso de formación de profesores y las posibles creencias. Además, se puede concluir con esta investigación que los estudiantes de Letras-Portugués no poseen las mismas motivaciones para la elección de la doble graduación que los de Letras-Español, pues estos son desmotivados por las políticas gubernamentales y el escaso mercado de trabajo que se proyecta en el Brasil.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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