Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/34986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandadaConceicaodeAlmeida_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarreto, Lívia Cristina Lira de Sá-
dc.contributor.authorAlmeida, Amanda da Conceição de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Amanda da Conceição de. A profissão farmacêutica sob a ótica dos estudantes do ensino médio em Samambaia (Brasília – DF). 2016. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractOs farmacêuticos enfrentaram diversos obstáculos no decorrer da carreira acadêmica e profissional, e com isso o perfil formado tem caráter generalista, humanista, técnico e científico para beneficiar a saúde e qualidade de vida da sociedade. Na diversidade das graduações em farmácia disponíveis pelo Brasil o ingresso na maioria das vezes acontece sem conhecimento da atuação do profissional farmacêutico e dos impactos para a população, carência essa que leva a desistência do curso nos primeiros semestres letivos. Afim de promover o conhecimento acerca da profissão farmacêutica, frisando a importância do profissional para a sociedade, foram aplicados dois questionários a 24 alunos voluntários do terceiro ano do Ensino Médio em Samambaia (Brasília – DF); um questionário foi disponibilizado aos acadêmicos antes da exposição do material audiovisual e um outro após. No primeiro questionário foi avaliado o perfil dos estudantes e suas expectativas com relação ao mercado de trabalho e realização de cursos de graduação, buscando avaliar o interesse pela área da saúde. O segundo questionário permitiu avaliar se o vídeo utilizado é adequado para divulgação da profissão farmacêutica, possibilitando avaliar o interesse pelo curso de Farmácia. Com os dois questionários foi possível cruzar informações e mensurar o interesse pela área farmacêutica de possíveis ingressantes no ensino superior. A pesquisa evidenciou o desconhecimento da atuação farmacêutica. O vídeo utilizado promoveu o conhecimento acerca da profissão farmacêutica conscientizando acerca da necessidade para a sociedade e demonstrou ser necessário para promoção do profissional farmacêutico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFarmacêuticos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - estudantespt_BR
dc.titleA profissão farmacêutica sob a ótica dos estudantes do ensino médio em Samambaia (Brasília – DF)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T21:53:45Z-
dc.date.available2023-05-30T21:53:45Z-
dc.date.submitted2016-06-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/34986-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Izabel Cristina Rodrigues da-
dc.description.abstract1Pharmacists faced many obstacles in their academic and professional career, and it has formed the profile generalist, humanistic, scientific and technical to benefit the health and the quality of society life. Because of the diversity of degrees in pharmacy available in Brazil the entry often happens without the knowledge of the pharmacist role and impact on the population, this lack leads to withdrawal of the course in the first semesters. In order to promote knowledge of the pharmaceutical profession, stressing the importance of this professional for society, two questionnaires were applied to 24 volunteer students of the third year of high school at Samambaia (Brasília - DF); A questionnaire was available to scholars before exposure of audiovisual material and another after. In the first questionnaire was evaluated the profile of the students and their expectations regarding the labor market and implementation of undergraduate courses, seeking to evaluate the interest in the health area. The second questionnaire allowed to evaluate whether the video used was suitable for disclosure of the pharmaceutical profession, making it possible to assess the interest in the course of Pharmacy. With the two questionnaires was possible to cross information and to measure the interest for the pharmaceutical area of possible entrants in higher education. The research showed the lack of pharmaceutical operations. The video used promoted the knowledge of the pharmaceutical profession aware of the need for society and proved to be necessary to promote the pharmacist.pt_BR
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.