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Título: Entre o amor, o abandono e a lei : intersecções entre as experiências amorosas e a prática infracional na trajetória de meninas em cumprimento de medida socioeducativa no DF
Autor(es): Gama, Mariah Sá Barreto
Orientador(es): Costa, Anabelle Carrilho da
Assunto: Sistema socioeducativo
Violência contra as mulheres
Adolescentes - comportamento sexual
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 1-Jun-2023
Referência: GAMA, Mariah Sá Barreto. Entre o amor, o abandono e a lei: intersecções entre as experiências amorosas e a prática infracional na trajetória de meninas em cumprimento de medida socioeducativa no DF. 2021. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é investigar, informada pela epistemologia feminista, a relação entre as experiências amorosas de meninas em cumprimento de medida socioeducativa de internação e sua trajetória infracional, a partir das narrativas das adolescentes e das profissionais que acompanham o cumprimento da medida. A hipótese vinculada à problemática da pesquisa era de que as experiências amorosas das meninas adolescentes, muitas vezes de forma precoce, como o casamento infantil, são marcadas por experiências de desigualdade de poder e violação de direitos, favorecendo uma sociabilidade violenta e tornando-as vulneráveis à prática infracional. Como arcabouço teórico, busca-se apoio no pensamento feminista negro, nas discussões sobre gênero e amor romântico, nas contribuições da criminologia feminista e nas reflexões sobre os significados de uma ciência feminista. A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa e a coleta de dados foi feita a partir da realização de entrevistas com socioeducandas e servidoras de uma unidade socioeducativa de internação feminina do Distrito Federal. O sistema socioeducativo é composto majoritariamente pelo público masculino e as meninas continuam enquadradas como minoria e exceção. O apoio dos caminhos interpretativos e investigativos das teorias feministas e de gênero é substancial para apreender como condições de gênero, raça, classe e território se correlacionam na vida de meninas selecionadas pelo sistema, contribuindo para romper o regime de silêncio e invisibilidade sob os quais estão suas narrativas e experiências. Seja subjugando-se ao desejo do outro, incorporando formas de feminilidade sexualmente desejáveis, abdicando de si em sacrifício de amor ou protegendo contratos heterosexuais monogâmicos, muitos estudos revelam uma relação problemática entre o ideário romântico e a trajetória infracional. Os resultados deste estudo apontam para uma complexidade da hipótese inicial. Os relacionamentos amorosos por vezes fazem parte de uma história de violações de direitos mais ampla, e as entrevistas revelaram uma multiplicidade de vivências em que o abandono, seja de parceiros ou do Estado, se articula a outras precarizações de vida, todas marcadas ou determinadas pelo gênero.
Abstract: This undergraduate dissertation aimed to investigate, informed by feminist epistemology, the relation between romantic experiences and trajectory of delinquency of girls in the juvenile system, based on the narratives of girls and the professionals who work with them in a juvenile center. The hypothesis linked to the research problem was that the teenage girls' love experiences, often at an early stage, such as child marriage, are marked by experiences of power inequality and right's violations, favoring a violent sociability and making them vulnerable to offense. As a theoretical framework, this work draws on black feminist thought, discussions about gender and love, the contributions of feminist criminology and on discussions about the meanings of a feminist science. The research was carried out using qualitative methodology and data collection was carried out through interviews with girls and staff members of a juvenile center for girls in Distrito Federal, Brazil. The Brazilian juvenile system is mainly composed of boys. Therefore, girls continue to be classified as a minority and an exception. The support of the interpretative and investigative paths of feminist and gender theories is key in order to understand how conditions of gender, race, class and territory are correlated in the lives of girls selected by the system, and to break the silence and invisibility of their narratives and experiences. Whether subjugating themselves to someone else's desire, incorporating sexually desirable forms of femininity, abdicating themselves in love sacrifice or protecting monogamous heterosexual contracts, many studies reveal a problematic relationship between the romantic ideal and the delinquency trajectory of girls. The results of this study point to a more complex version of the initial hypothesis. Love relationships are sometimes part of a broader history of rights violations, and the interviews revealed a multiplicity of experiences in which abandonment, either by partners or by the State, is linked to other precarious life conditions, all marked or determined by gender.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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