Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35013
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GeovanaAmaralDeOliveira_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A queda dos indicadores do trabalho assalariado com contrato por tempo indeterminado no Brasil e a precarização das condições de vida da classe trabalhadora entre 2017 e 2021
Autor(es): Oliveira, Geovana Amaral de
Orientador(es): Silva, Maria Lúcia Lopes da
Assunto: Neoliberalismo
Relações trabalhistas
Trabalho - precarização
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 2-Jun-2023
Referência: OLIVEIRA, Geovana Amaral de. A queda dos indicadores do trabalho assalariado com contrato por tempo indeterminado no Brasil e a precarização das condições de vida da classe trabalhadora entre 2017 e 2021. 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso versa sobre a queda dos indicadores do trabalho assalariado com contrato por tempo indeterminado no Brasil e a precarização das condições de vida da classe trabalhadora entre 2017 e 2021. O objetivo central da pesquisa voltou-se para a compreensão da relação entre crise do capital, neoliberalismo, reestruturação produtiva e redução do contrato de trabalhado assalariado no Brasil por tempo indeterminado e a precarização das condições de vida da classe trabalhadora no país. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético e quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e estatística. Desta forma, o trabalho traça a concepção ontológica do trabalho e o seu lugar na sociabilidade capitalista. Aborda a ocorrência de crises no modo de produção capitalista. Depois, caracteriza o neoliberalismo, como projeto estratégico do novo padrão de acumulação que desborda após a crise de 1970. Aborda a reestruturação produtiva em curso, sua implicação em uma nova morfologia do trabalho, situando-as no contexto sócio-histórico brasileiro. Analisa a contrarreforma trabalhista de 2017 e o papel do Estado brasileiro nesse processo. Finaliza com as e implicações da queda do contrato por tempo de trabalho indeterminado nas condições de vida da classe trabalhadora de 2017 a 2021. Os resultados obtidos são que há uma queda dos indicadores do trabalho assalariado com contrato por tempo indeterminado no Brasil do período de 2017 a 2021, desencadeados primariamente pela contrarreforma trabalhista de 2017, que se insere em um projeto mais amplo de reestruturação produtiva e de ofensiva neoliberal. Esses processos incidiram diretamente nas condições de vida da classe trabalhadora brasileira, precarizando-as.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.