Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35022
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AllanaLouiseFelixDaSilva_tcc.pdf736,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contrarreformas trabalhista e previdenciária e a expansão do trabalho sem direitos no Brasil no contexto da crise do capital entre 2016 e 2021
Autor(es): Silva, Allana Louise Félix da
Orientador(es): Silva, Maria Lúcia Lopes da
Assunto: Previdência social
Direitos trabalhistas
Reforma previdenciária
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 2-Jun-2023
Referência: SILVA, Allana Louise Félix da. Contrarreformas trabalhista e previdenciária e a expansão do trabalho sem direitos no Brasil no contexto da crise do capital entre 2016 e 2021. 2022. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resulta de pesquisa de natureza documental e dá ênfase às contrarreformas trabalhista e previdenciária e à expansão do trabalho sem direitos, sobretudo nos últimos anos, como reflexos da crise estrutural do capital e projeto neoliberal. O cenário de aprofundamento das contradições do capital em meio às direções impostas pelo neoliberalismo trouxe mudanças relevantes nos mais diversos aspectos da totalidade, desde as funções do Estado, que tornou-se central no movimento de desmonte de direitos e ataques à classe trabalhadora, até as mutações substanciais no mundo do trabalho. Destaca-se o movimento de contrarreforma trabalhista e previdenciária, sobretudo, nos governos Temer e Bolsonaro, mostrando-se como isto contribuiu para a expansão do trabalho sem direitos entre 2016 e 2021, assim como para a lucratividade do capital, já que a fragilização destes direitos também coopera com a ampliação da saúde e previdência privadas. Desta forma, buscou-se investigar de que modo as contrarreformas trabalhista e previdenciária, especialmente a Lei 13467 de julho de 2017, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no 287, de 2016, do governo Temer e a Emenda Constitucional no 103, de 2019, viabilizada pelo governo Bolsonaro repercutiram no mundo do trabalho, ampliando sua flexibilização e desproteção social, tendo como ponto central a análise da expansão do trabalho sem . Para isto, foi utilizada uma sistematização e organização de dados e de bibliografias acerca da temática, assim como adotou-se como diretriz metodológica norteadora, o materialismo histórico dialético.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.