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dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorSantos, Vitória Bárbara Leite dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Vitória Bárbara Leite dos. Importância e possibilidades da educação ambiental na educação infantil. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA temática da educação ambiental constitui o foco deste artigo monográfico embasado em uma proposta pedagógica. No campo teórico, fundamentou-se o processo histórico da educação ambiental aplicado na educação infantil e a concepção acerca da aprendizagem no currículo da primeira etapa, que serviram de reflexão para desenvolver essa temática. Investigar a importância de se desenvolvera educação ambiental na educação infantil também foi o objetivo da presente pesquisa, para isso, uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo foi realizada. O estudo apresentou possibilidades para trabalhar a educação ambiental na educação infantil, a fim de prover atitudes e valores nas crianças no que diz respeito ao meio ambiente. A partir de análises que orientem as práticas com as crianças na educação infantil atentando-se para as questões ambientais, relacionando estudos e voltados para a área da educação infantil e prática com a educação ambiental. Desenvolvendo uma do meio ambiente na infância. Nesse sentido, foi possível identificar a especificidade do trabalho com as crianças na primeira etapa, por meio das leituras de trabalhos científicos, além de indicar uma possibilidade, entre muitas outras, de organização da prática tendo como base a questão ambiental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordHorta escolarpt_BR
dc.titleImportância e possibilidades da educação ambiental na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-02T15:18:06Z-
dc.date.available2023-06-02T15:18:06Z-
dc.date.submitted2022-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35027-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of the ambiental education is the focus of this monographic article based on a pedagogical proposal. In the theoretical field, it was based on the historical process of environmental education applied to early childhood education and the conception about learning in the curriculum of the first stage, which served as reflection for the development of this theme. To investigate the importance of developing environmental education in early childhood education was also the goal of this research, for which qualitative bibliographic research was carried out. The Pedagogical Policy Project, the Laws of Directives and Bases of national education No. 9.394 and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009) were guiding documents to complement the collection of information regarding environmental education. The study presented possibilities for working on environmental education in early childhood education, in order to provide attitudes and values in children regarding the environment, developing environmental awareness through teaching resources, practices performed in educational institutions, which promote the learning process regarding the responsibilities of each individual with the environment. The proposal of the article is also to highlight the work with the vegetable garden as a means of sustainability, in addition to its maintenance and what it contributes to the learning process, since the garden enables the contact between children and the environment. In this sense, it was possible to identify the specificity of the work with children in the first stage, through the readings of scientific papers, in addition to indicating one possibility, among many others, of organizing the practice based on the environmental issue.pt_BR
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