Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35035
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ThainaraMartinsAlcantara_tcc.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O acompanhamento terapêutico na inclusão escolar da pessoa no espectro autista : um relato de experiência
Autor(es): Alcântara, Thainara Martins
Orientador(es): Silva, Daniela Barros Pontes e
Assunto: Transtorno do espectro autista
Educação inclusiva
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 13-Jun-2023
Referência: ALCÂNTARA, Thainara Martins. O acompanhamento terapêutico na inclusão escolar da pessoa no espectro autista: um relato de experiência. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de minha vivência como estudante de Pedagogia da Universidade de Brasília que exerceu a função de acompanhante terapêutica de um estudante no espectro do autismo, por mais de 4 anos. Utilizando a metodologia do relato de experiência, a abordagem dos relatos está articulada com a bibliografia especializada sobre o tema. Para iniciar, a contextualização da educação inclusiva e o espectro do autismo são apresentados, seguidos da segunda seção onde se aborda a reflexão sobre práticas inclusivas e excludentes no ambiente escolar. Na terceira e última seção, são apresentadas as vivências e reflexões desenvolvidas dentro do espaço escolar, sobretudo sobre a inclusão social das pessoas com autismo, seus obstáculos e caminhos possíveis.
Abstract: This work aims to present the report of my experience as a student of Pedagogy at the University of Brasília who exercised the role of therapeutic companion of a student on the autism spectrum, for more than 4 years. Using the methodology of the experience report, the approach of the reports is articulated with the specialized bibliography on the subject. To start, the contextualization of inclusive education and the autism spectrum are presented, followed by the second section where reflection on inclusive and exclusive practices in the school environment is addressed. In the third and last section, the experiences and reflections developed within the school space are presented, especially on the social inclusion of the people with autism, their obstacles and possible paths.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.