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dc.contributor.advisorMariana, Fernando Bomfim-
dc.contributor.authorCarreiro, Taila Deccottignies-
dc.identifier.citationCARREIRO, Taila Deccottignies. Práxis pedagógica e o Método Natural de Célestin Freinet: um relato de experiência. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractPensar na educação baseada na pedagogia natural abrange um trabalho educativo baseado em vivências estimulantes, influenciados pelos aspectos emocional, social, intelectual e físico do processo cognitivo. A pesquisa contextualiza o Método Natural, na Proposta Pedagógica do colégio privado Lugar de Criança, no DF. Objetiva-se apresentar brevemente o pensamento de Celestin Freinet; mapear as legislações que contextualizam com a pedagogia da escola; investigar, através do trabalho de campo, as contradições entre a implementação do método natural e as práxis pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo. Com levantamento da documentação oficial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Lei das Diretrizes Nacionais da Educação (LDB), e da Proposta Pedagógica (PP) do colégio. E a Revisão Bibliográfica, do livro O Método Natural II — Aprendizado do desenho, de Celestin Freinet. Os resultados apreendidos da análise documental indicaram contradições metodológicas das bases empíricas, vertentes opostas encontradas nos documentos norteadores, revelaram que a incorporação da Pedagogia Liberal com a Pedagogia Libertária, trouxeram concepções divergentes acerca do uso do método natural na teoria e prática. As ilações realizadas nos documentos norteadores do colégio apontaram para inexistentes orientações tanto teóricas, quanto nas práxis pedagógicas voltadas para o método natural.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordMétodo natural de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação não-formalpt_BR
dc.titlePráxis pedagógica e o Método Natural de Célestin Freinet : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T14:33:45Z-
dc.date.available2023-06-13T14:33:45Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35036-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1Thinking about education based on natural pedagogy encompasses an educational work based on stimulating experiences, influenced by the emotional, social, intellectual and physical aspects of the cognitive process. The research contextualizes Freinet pedagogy, in the Pedagogical Proposal of the private school Lugar de Criança, in DF. The objective is to briefly present the thought of Celestin Freinet; map the laws that contextualize with the pedagogy of the school; to investigate, through fieldwork, the contradictions between the implementation of the natural method and pedagogical praxis. This is a qualitative and field research, empirical. With survey of the official documentation of the National Common Curriculum Base (BNCC), the Law of national guidelines of education (LDB), and the Pedagogical Proposal (PP) of the college. And the Bibliographic Review, from the book The Natural Method II — Learning drawing, by Celestin Freinet. The results seized from the documental analysis indicated methodological contradictions of the empirical bases, opposite aspects found in the guide rye documents, revealed that the incorporation of Liberal Pedagogy with Libertarian Pedagogy, brought divergent conceptions about the use of the natural method in theory and practice. The lessons made in the school's guiding documents pointed to no theoretical and pedagogical praxis aimed at the natural method.pt_BR
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