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Título: O filme em sala de aula “Josué e o pé de macaxeira” (2009) : possibilidades inclusivas para estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista - TEA
Autor(es): Santos, Rebeca Pereira
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Transtorno do espectro autista
Educação inclusiva
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 13-Jun-2023
Referência: SANTOS, Rebeca Pereira. O filme em sala de aula “Josué e o pé de macaxeira” (2009): possibilidades inclusivas para estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A inclusão de estudantes no espectro autista é um tema relevante para o contexto educacional brasileiro atual. Neste artigo, buscamos compreender aspectos importantes do transtorno do espectro autista apresentando uma possibilidade de promover uma educação efetivamente inclusiva para estes sujeitos, por meio da educação pelo cinema. Para além de considerar as particularidades dos estudantes com TEA e as políticas públicas de inclusão na educação, também iremos discutir potencialidades do uso de filmes em sala de aula com foco neste público. Como objeto de análise, escolhemos o curta “Josué e o Pé de Macaxeira", (2009) de Diogo Viegas, releitura do clássico João e o Pé de Feijão, em função de suas particularidades estéticas. A partir da decupagem deste filme, de suas imagens, paletas de cores, enquadramentos e sonoplastia, apresentaremos algumas possibilidades para que seu uso seja potencializado objetivando a promoção da inclusão de estudantes com TEA.
Abstract: The inclusion of students on the autistic spectrum is a relevant topic for the current Brazilian educational context. In this article, we seek to understand important aspects of the autism spectrum disorder, presenting a possibility of promoting an effectively inclusive education for these people, through film education. In addition to considering the particularities of students with ASD and public policies for inclusion in education, we will also discuss the potential of using films in the classroom with a focus in these people. As an object of analysis, we chose the short film "Josué e o Pé de Macaxeira", (2009) by Diogo Viegas, a reinterpretation of the classic João e o Pé de Feijão, due to its aesthetic particularities. From the decoupage of this film, its images, color palettes, framing and sound design, we will present some possibilities for its use to be maximized, aiming to promote the inclusion of students with ASD.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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