Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35047
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LorranaMendesDaSilva_tcc.pdf751,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinto, Viviane Fernandes Faria-
dc.contributor.authorSilva, Lorrana Mendes da-
dc.identifier.citationSILVA, Lorrana Mendes da. Abordagem Pikler: um estudo sobre a produção científica no Brasil (2014-2022). 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo verificar como a abordagem Pikler-Lóczy é tratada na produção científica no Brasil, além de discutir as contribuições da Abordagem Pikler na educação e no cuidado dos bebês e crianças pequenas de 0 a 3 anos de idade, com foco nos princípios da abordagem Pikler, entre os quais se destacam a segurança afetiva, o movimento livre, o desenvolvimento integral e a autonomia. Foi realizado um estudo qualitativo, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica que mapeou a produção científica da abordagem Pikler-Lóczy no Brasil. A análise se deu em torno de quatro categorias: bebês e crianças pequenas, formação de educadores, educação inclusiva, e cuidados em ambientes institucionais. Entre as categorias analisadas, bebês e crianças pequenas foi a que teve um quantitativo maior de trabalhos publicados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleAbordagem Pikler : um estudo sobre a produção científica no Brasil (2014-2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-16T12:03:54Z-
dc.date.available2023-06-16T12:03:54Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35047-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to verify how the Pikler-Lóczy approach is approached in scientific production in Brazil, in addition to discussing the contributions of the Pikler Approach in the education and care of babies and young children from 0 to 3 years of age, focusing on the principles of the Pikler approach, among which affective security, free movement, integral development and autonomy stand out. A qualitative study was carried out, through a bibliographical research that mapped the scientific production of the Pikler Lóczy approach in Brazil. The analysis revolved around four categories: babies and young children, educator training, inclusive education, and care in institutional settings. Among the categories analyzed, babies and young children had the highest number of papers published.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.