Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaElisadeAndradeBrandtSilva.pdf370,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Elisão e evasão fiscal : sobre o planejamento tributário e a possibilidade de uma norma geral antielisiva no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Silva, Ana Elisa de Andrade Brandt
Orientador(es): Nunes, Jorge Amaury Maia
Assunto: Elisão fiscal
Sonegação fiscal
Planejamento tributário
Direito tributário
Data de apresentação: Nov-2011
Data de publicação: 15-Mai-2012
Referência: SILVA, Ana Elisa de Andrade Brandt. Elisão e evasão fiscal: sobre o planejamento tributário e a possibilidade de uma norma geral antielisiva no ordenamento jurídico brasileiro. 2011. 47 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo trata sobre os conceitos de elisão e evasão fiscal. Para possibilitar o entendimento da diferença entre os dois institutos, o trabalho se propõe a expor as definições das figuras do dolo, da fraude e da simulação, que se relacionam à figura da evasão fiscal, e a definição de negócio jurídico indireto, este relacionado à figura da elisão fiscal. Na seara da elisão fiscal e do negócio jurídico indireto, insere-se o planejamento tributário, que também é objeto do presente estudo. Em contradição à legitimidade do planejamento tributário, há a corrente da interpretação econômica do direito tributário, cuja aplicabilidade ao ordenamento jurídico brasileiro gera controvérsias e merece ser debatida. Por fim, analisa-se a introdução do parágrafo único ao artigo 116 do Código Tributário Nacional, como uma tentativa de se editar uma norma geral antielisiva, e discute-se a possibilidade ou não da introdução de uma norma geral antielisão no ordenamento jurídico brasileiro em face dos princípios da legalidade, da tipicidade fechada, da segurança jurídica e da vedação à analogia em direito tributário.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.11.TCC.3505
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons