Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ArthurDeMeloCardozo_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da Teoria das Restrições com simulação em um processo de beneficiamento de café
Autor(es): Cardozo, Arthur de Melo
Orientador(es): Neumann, Clóvis
Assunto: Teoria das Restrições (TOC)
Produção de café
Gestão de processos
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 20-Jun-2023
Referência: CARDOZO, Arthur de Melo. Aplicação da Teoria das Restrições com simulação em um processo de beneficiamento de café. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ganho de produtividade e utilização de recursos de forma eficiente são aspectos cruciais para determinar o sucesso de uma empresa. Com esse objetivo, ao longo da história, foram desenvolvidos diversos métodos para otimizar sistemas de produção até o surgimento da Teoria das Restrições (TOC) visando o aprimoramento do planejamento e controle da produção por meio de uma sequência lógica de identificação dos recursos limitadores da capacidade. Dessa forma, a utilização do processo de aprimoramento contínuo contido na TOC mostra-se uma solução efetiva na elevação de restrições dentro de um sistema. A partir desse cenário, o presente estudo desenvolveu um estudo de caso com uma abordagem combinada, para a aplicação do ciclo da melhoria contínua em um processo de beneficiamento em uma fábrica de torrefação e moagem de café. Para isso foi utilizada a modelagem e simulação computacional com o auxílio do software ARENA demonstrando sua aplicabilidade e vantagens em diferentes cenários. Como resultado foi possível identificar o recurso gargalo e aplicar propostas de soluções. Os resultados dos testes nos cenários propostos levaram a um aumento de produtividade e redução das filas em um processo gargalo no cenário original. No cenário com aumento de demanda foi possível reduzir o lead time do sistema em até 87%.
Abstract: Gaining productivity and using resources efficiently are crucial aspects to determine the success of a company. With this objective, throughout history, several methods were developed to optimize production systems until the emergence of the Theory of Constraints (TOC) aiming at the improvement of production planning and control through a logical sequence of identification of the limiting resources of the capacity. Thus, the continuous improvement process contained in the TOC proves to be an effective solution in lifting restrictions within a system. From this scenario, the present study developed a case study with a combined approach, for the application of the continuous improvement cycle in a beneficiation process in a coffee roasting and grinding plant. For this, modeling and computational simulation were used with the help of the ARENA software, demonstrating its applicability and advantages in different scenarios. As a result, it was possible to identify the bottleneck resource and apply proposed solutions. The test results in the proposed scenarios led to an increase in productivity and reduction of queues in a process bottleneck in the original scenario. In the scenario with increased demand, it was possible to reduce the system lead time by up to 87%.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.