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dc.contributor.advisorAbreu, Carolina Becker Bueno de-
dc.contributor.authorAraújo, Paula Fernanda Freitas de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Paula Fernanda Freitas de. Educando sobre a morte: análise no currículo de terapia ocupacional da Universidade de Brasília. 2019. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar como os assuntos relacionados à morte são tratados durante a graduação de Terapia Ocupacional. Foram analisados os planos de ensino e observado o conteúdo programático juntamente com a bibliografia obrigatória e o cronograma das matérias que foram selecionadas, também foi realizada uma comparação das habilidades e competências descritos nos planos de ensino com as competências centrais de Cuidados Paliativos para investigar se a universidade oferece um aporte necessário para alunos que têm interesse na área. Metodologia: Trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa realizada através de uma Análise Documental nos planos de ensino do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia (FCE) Resultados/Discussão: Foram acessados 28 planos de ensino de matérias específicas e optativas. Dos 28 planos de ensino apenas 17,8% (5 disciplinas) apresentaram ao menos uma das palavras chaves: Morte, Luto, Cuidados Paliativos e Finitude da Vida, reforçando a ideia de institucionalização da morte, visto que, 3 das disciplinas selecionadas são voltadas para o âmbito hospitalar. Em relação às habilidades e competências serem voltadas aos Cuidados Paliativos, as 5 matérias não fazem uma menção direta as competências centrais dos Cuidados Paliativos, mas se relacionam no que diz respeito em atender as demandas dos pacientes, responder os desafios da tomada de decisão clínica e ética, também promover um autoconhecimento e um contínuo desenvolvimento profissional. Considerações Finais: Conclui-se que a forma na qual é tratada o processo de morte nas disciplinas do curso Terapia Ocupacional – UnB é voltado para uma visão predominantemente hospitalocêntrica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCuidados paliativospt_BR
dc.subject.keywordTerapeuta ocupacional - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordMortept_BR
dc.titleEducando sobre a morte : análise no currículo de terapia ocupacional da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T20:49:06Z-
dc.date.available2023-06-24T20:49:06Z-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35121-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study has as it is objective analyzing how classes’ subjects regarding death are treated during Occupational Therapy graduation. Educational plans were analyzed and the programmatic content was observed as well as the basic bibliography and the schedule of selected classes, also a comparison was made between abilities and central competences of Palliative Care to investigate if the university provides a necessary foundation to interested students on this field of study. Methodology: It is a qualitative and quantitative approach realized through a documentary analysis on educational plans of the course of Occupational Therapy of the Faculdade de Ceilândia (FCE). Results/Discussion: 28 educational plans were accessed of both specific and optional classes. Of those 28 educational plans only 17,8% (5 classes) introduce at least one keyword: Death, Grief, Palliative Care and Finitude of Life, reinforcing the idea of institutionalization of death, since 3 of selected classes are focused on the hospital scope. In relation to abilities and competences being focused on Palliative Care, these 5 classes make no direct mention to central competences to Palliative Care, but relate to what is regarded in attending patients demands, answering challenges of clinical decision making and ethics, also providing self-knowledge and a continuous professional development. Final considerations: It is concluded that the way death is treated on Occupational Theory - UnB classes are predominantly towards a hospital-centered vision.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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