Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_IsabellaLeiteDeMoraes_tcc.pdf837,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Instrumentos de avaliação e intervenção familiar na prática clínica do enfermeiro : revisão integrativa
Autor(es): Moraes, Isabella Leite de
Orientador(es): Duarte, Adriana Maria
Assunto: Enfermagem pediátrica
Famílias de doentes
Intervenção familiar
Enfermeiros - prática profissional
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 5-Jul-2023
Referência: MORAES, Isabella Leite de. Instrumentos de avaliação e intervenção familiar na prática clínica do enfermeiro: revisão integrativa. 2019. viii, 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: descrever os principais instrumentos de avaliação e intervenção familiar utilizados na prática clínica do enfermeiro. Método: revisão integrativa da literatura. Para a seleção dos artigos foram consultadas as seguintes bases de dados: MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line), SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), no período de 2009-2019. Resultados e Discussão: foram selecionados nove instrumentos. A partir de uma análise primária, pode-se concluir que o Brasil apresenta um déficit na área de criação de instrumentos de avaliação e intervenção familiar. Diante da análise dos instrumentos nacionais, destaca-se o Genograma e o Ecomapa. Dentre os instrumentos internacionais que passaram por adaptação e tradução para a língua portuguesa, destaca-se o Families Importance in Nursing Care. Conclusões: a análise dos instrumentos elencados possibilitou a compreensão de que a utilização dos mesmos pelos profissionais enfermeiros é fundamental e permite uma avaliação ampla, para que, a partir dessa percepção, este melhore a realidade que se enquadra pacientes e familiares.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.