Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaCristinaDaSilvaOliveira_tcc.pdf955,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do planejamento estratégico situacional para um plano de melhoria na assistência farmacêutica de uma unidade básica de saúde : relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Maria Cristina da Silva
Orientador(es): Sales, Josefran Ribeiro
Assunto: Assistência farmacêutica
Planejamento estratégico
Atenção primária à saúde
Cenários de decisões
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Jul-2023
Referência: OLIVEIRA, Maria Cristina da. Aplicação do planejamento estratégico situacional para um plano de melhoria na assistência farmacêutica de uma unidade básica de saúde: relato de experiência. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A assistência farmacêutica tem um papel crucial no Sistema Único de Saúde. É uma política que visa assegurar a população o acesso aos medicamentos, além de garantir a integralidade e resolutividade nos serviços de saúde. O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo que tem o objetivo de relatar a experiência da aplicação do método do Planejamento Estratégico Situacional de Carlos Matus em uma Unidade Básica de Saúde da Região Leste do Distrito Federal. Após a priorização do problema, foi elaborado um fluxo para a dispensação de insumos para pacientes insulinodependentes, visando melhorar a assistência farmacêutica. Foi possível analisar a causa convergente que é a inexistência de um fluxo de dispensação dos insumos e como consequência o uso não racional de medicamentos e insumos. Foi elaborado um plano com ações e operações a serem desenvolvidos, recursos disponíveis e indicadores a serem avaliados durante a implementação do fluxo de melhoria. Através do diálogo o PES permitiu entre os atores envolvidos realizar as operações e ações propostas e obter resultados positivos.
Abstract: Pharmaceutical assistance plays a crucial role in the Unified Health System. It is a policy aimed at ensuring the population's access to medicines, in addition to guaranteeing comprehensiveness and resolution in health services. The present work is a descriptive study that aims to report the experience of applying Carlos Matus Situational Strategic Planning method in a Basic Health Unit in the eastern region of the Federal District. After prioritizing the problem, a flow was created for dispensing supplies for insulin-dependent patients, aiming to improve pharmaceutical care. It was possible to analyze the convergent cause, which is the lack of a flow for dispensing supplies and, as a consequence, the non-rational use of medicines and supplies. A plan was prepared with actions and operations to be developed, available resources and indicators to be evaluated during the implementation of the improvement flow. Through dialogue, the PES allowed the actors involved to carry out the proposed operations and actions and obtain positive results.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Básica - Farmácia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção Básica - Farmácia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.