Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SamuelDaSilvaParreira_tcc.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização de benzodiazepínicos no âmbito da atenção primária à saúde : revisão integrativa
Autor(es): Parreira, Samuel da Silva
Orientador(es): Pinheiro, Rafael Mota
Assunto: Benzodiazepínicos
Insônia
Ansiedade
Revisão integrativa
Atenção primária à saúde
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 18-Jul-2023
Referência: PARREIRA, Samuel da Silva. Utilização de benzodiazepínicos no âmbito da atenção primária à saúde : revisão integrativa. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura cujo objetivo foi realizar o levantamento na literatura nacional e internacional das evidências disponíveis sobre a eficácia e segurança do uso de medicamentos benzodiazepínicos na Atenção Primária à Saúde (APS) em comparação com outras intervenções para tratamento de insônia e ansiedade. Foi considerado como critério de inclusão: artigos originais publicados na íntegra nos idiomas português inglês e espanhol que pautassem sobre o uso de benzodiazepínicos respeitando o marco temporal de 5 anos. Foi excluído da presente revisão pesquisas cujo resumo fugia do tema foco da pergunta norteadora, aquelas que discutiram recomendações não aplicáveis à APS, literatura cinza e pesquisas com resultados não contributivos para o objetivo. As bases de dados consultadas foram Pubmed, EMBASE e SCOPUS, o risco de viés foi avaliado a partir da ferramenta da colaboração Cochrane (para ensaios clínicos randomizados) e ROBIS (para revisões sistemáticas). Assim, foram incluídos 20 estudos na seleção final. As limitações do presente estudos incluem: apenas um revisor realizou a busca e extração nas bases de dados selecionadas, a qualidade metodológica dos estudos incluídos apresentaram inconsistências, poucos estudos abordaram a comparação direta entre tratamentos. Os resultados indicam a existência de uma ampla gama de opções terapêuticas para o tratamento de insônia e ansiedade, alguns estudos sugerem que existe benefício na combinação de tratamentos, no entanto nenhum deles apresenta uma quantidade de estudos satisfatória para permitir análises conclusivas. As primeiras linhas de tratamento para ansiedade e insônia, seguem sendo antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental, respectivamente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção Básica - Farmácia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção Básica - Farmácia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.